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Curiosidades

Dia Internacional do Orgulho LGBT: mercado brasileiro representa R$12 bilhões ao ano

 

Em 28 de junho é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBT, ou Dia do Orgulho Gay. O Brasil é o quarto maior mercado para esse público, atrás dos Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra, segundo divulgou a Abrat GLS. O poder de compra potencial do LGBT brasileiro é de R$350 bilhões, e gastos em Turismo e Viagens foram estimados em cerca de R$12 bilhões ao ano. Esses números demonstram o potencial de crescimento e interesse nesse segmento turístico.

Segundo Marta Chiesa, presidente da Abrat GLS, em países emergentes que possuem sociedades ainda conservadoras, como o País, o potencial desse segmento para o turismo ainda é exponencial. “Muitos dos 12 milhões de consumidores LGBT do Brasil ainda não estão se manifestando como consumidores deste mercado. E o mercado em si, em termos de ofertas de produto ainda não supre a demanda. Outros países emergentes, como a China, estão com uma verdadeira explosão neste segmento, algo impensável há poucos anos atrás. Em países onde o mercado está consolidado, há uma demanda de novos nichos, como famílias LGBT, 3ª Idade, casais em lua de mel, etc., que ainda tem potencial de crescimento”, disse a presidente.

De acordo com Marta, entre os destinos nacionais,  Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis são bem procurados. Porém, os destinos internacionais com mais tradição no segmento continuam sendo os mais atraentes para o público brasileiro. Estão nesta lista Londres, Berlim, Paris e Madri, na Europa, e algumas cidades dos Estados Unidos, como Nova York, São Francisco, Miami, Key West e Las Vegas. Além disso, há os destinos com festas de circuito e cruzeiros, como Mikonos, Ibiza, Sitges & Barcelona.

Mercado internacional
Dados da Community Marketing Innc apontam que 6% dos consumidores são LGBTs. O mercado de viagens para gays e lésbicas nos EUA representa aproximadamente US$ 70 bilhões anuais e, em 2015, o poder de compra do público LGBT americano foi de US$ 892 bilhões.

Além disso, estudos indicam que o público de gays e lésbicas consome mais bens de luxo, design e moda, viajam quatro vezes mais que a média e gastam 30% mais que o turista tradicional. O WTTC aponta que 10% da renda do turismo no mundo vem da comunidade LGBT, o que gerou cerca de US$150 bilhões de dólares em 2014.

“Nós nunca tivemos tanto interesse de empresas em se associar a Abrat GLS como neste ano. Em parte, é reflexo da crise. Sabendo que este é um mercado mais resiliente, as empresas buscam segmentar para o LGBT. Mas isto se vê a nível mundial também. Grandes empresas estão muito antenadas para o potencial do segmento”, diz Marta Chiesa.

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