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Política

Turismo elabora documento para candidatos à Presidência; veja 10 prioridades

Alexandre Sampaio, presidente do Cetur

Alexandre Sampaio, presidente do Cetur

As principais entidades do setor de turismo encaminharam um documento com propostas e sugestões do setor aos candidatos a Presidente da República. O objetivo é que a iniciativa privada possa colaborar para a construção e consolidação de uma política pública para o turismo no próximo governo que se instala e partir de 2019. À frente desta iniciativa está a Cetur (Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade), presidida por Alexandre Sampaio.

Intitulado “Turismo: +desenvolvimento, +emprego +sustentabilidade”, o material aponta caminhos para impulsionar a indústria do turismo como vetor importante da retomada do crescimento econômico e da geração de empregos no país. O documento sugere cinco pilares de ação: infraestrutura, promoção, gestão e monitoramento, segurança jurídica e competitividade.

“O turismo é um segmento que reúne cerca de 60 atividades econômicas. Apesar de ser fundamentalmente realizado pela iniciativa privada, é uma indústria fortemente impactada pelas políticas públicas, uma vez que depende de infraestrutura, segurança, serviços de saúde e condições macro e microeconômicas favoráveis para o seu bom desempenho, como câmbio e tributação, por exemplo”, diz o presidente do Cetur, Alexandre Sampaio.

Entre as demandas, destaca-se a necessidade da continuidade nas políticas para o turismo, encaradas como políticas de Estado e ter como premissas fundamentais a transparência e o monitoramento permanente. “As políticas públicas devem ser baseadas em Planos de Turismo anteriores, garantindo continuidade nas ações, que devem, necessariamente, ser coordenadas na esfera federal com governos estaduais e municipais”, complementa.

VEJA 10 PREMISSAS SUGERIDAS PARA DESENVOLVER O TURISMO:

1. Melhorar a infraestrutura pública, a qualidade das instalações e dos serviços que atendem a população e também os turistas;
2. Fortalecer a imagem do Brasil no exterior e seus diferenciais como destino turístico;
3. Melhorar as condições para investimentos nacionais e estrangeiros, e apoiar a inovação como condição de competitividade;
4. Apoiar e adotar políticas de taxação inteligentes, que incluem simplificação na tributação e desburocratização, para melhorar o ambiente de negócios;
5. Melhorar a capacitação em todos os níveis educacionais, assim como as habilidades técnicas;
6. Aprimorar os transportes aéreo, rodoviário, ferroviário e náutico, garantindo conectividade eficiente para facilitar as viagens para o Brasil e dentro do Brasil;
7. Buscar mercados internacionais emissores de turistas que combinem volume de turistas e gastos altos;
8. Adotar práticas de digitalização nas áreas de gestão, planejamento e marketing;
9. Apoiar e estimular o desenvolvimento de novos produtos turísticos que tragam melhor experiência ao visitante;
10. Encorajar o desenvolvimento econômico sustentável e o crescimento inclusivo.

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