Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Alemanha bate recorde de pernoites e vê recuperação de países emergentes

CEO do Conselho Nacional de Turismo Alemão (GNTB, do inglês Germany National Tourism Board), Petra Hoderfer

Petra Hedorfer, CEO do Conselho Nacional de Turismo da Alemanha

Com mais de 80,8 milhões de pernoites de visitantes internacionais em 2016, a Alemanha bateu pelo sétimo ano seguido o índice de pernoites. De acordo com a CEO do Conselho Nacional de Turismo Alemão (GNTB, do inglês Germany National Tourism Board), o número representa um crescimento de 1,1 milhão (1,4%) em comparação ao ano passado. Em nove anos, desde 1993, o país recebeu 46,1 milhões a mais de pernoites internacionais, um crescimento que corresponde a 133%.

DE VOLTA AOS TRILHOS

Embora as expectativas para este ano fossem modestas e mesmo planejando quedas nos índices, 2017 vem se mostrando positivo. O país já registrou um aumento no número de pernoites internacionais nos dois primeiros meses do ano. Com um crescimento de 3,2% em comparação com igual período no ano passado, somando 9,7 milhões de pernoites.

Índia, Rússia, Brasil e China foram os que mais se destacaram. O primeiro somou um aumento de 12,6%, seguido pela Rússia, que por três anos seguidos apresentou quedas de dois dígitos, somou um crescimento de 17,6% entre janeiro e fevereiro de 2017 em relação aos dois primeiros meses de 2016. Na sequência, o Brasil, após um ano de quedas, com menos 15,6% em pernoites, finalmente apresentou um sinal de retomada, registrando um aumento de 11,6%. Por fim a China, cujo antigo crescimento acelerado foi reduzido ao singelo aumento de 1,6% em 2016, registrou um aumento de 11% neste início de ano.

De acordo com a diretora do Centro de Turismo Alemão (DZT, do alemão Deutsch Zentrale für Tourismus) no Brasil, Margaret Grantham, este ano o Brasil passou, em fevereiro, da 27ª posição de principais mercados por número de pernoites, para a 23ª. “É claro que este ranking depende muito da posição dos outros países que, caso haja uma flutuação muito grande, acaba fazendo com que o Brasil suba ou desça de posição. Mas o valor é bem expressivo. Queremos colocar o país entre os 20 principais mercados, mas ainda não conseguimos”, destacou.

Nos dez principais mercados em emissão de turistas para a Alemanha, a Holanda consolidou sua classificação como o principal mercado, com um crescimento de 5% em 2016 (somando 11.3 milhões de pernoites). Na sequência vem a Suíça (6,6 milhões), Estados Unidos – principal destino internacional fora da Europa, com 5,7 milhões de pernoites -, Reino Unido (5,6 milhões) e Áustria (3,7 milhões).

 

Receba nossas newsletters