Com mais de 80,8 milhões de pernoites de visitantes internacionais em 2016, a Alemanha bateu pelo sétimo ano seguido o índice de pernoites. De acordo com a CEO do Conselho Nacional de Turismo Alemão (GNTB, do inglês Germany National Tourism Board), o número representa um crescimento de 1,1 milhão (1,4%) em comparação ao ano passado. Em nove anos, desde 1993, o país recebeu 46,1 milhões a mais de pernoites internacionais, um crescimento que corresponde a 133%.
DE VOLTA AOS TRILHOS
Embora as expectativas para este ano fossem modestas e mesmo planejando quedas nos índices, 2017 vem se mostrando positivo. O país já registrou um aumento no número de pernoites internacionais nos dois primeiros meses do ano. Com um crescimento de 3,2% em comparação com igual período no ano passado, somando 9,7 milhões de pernoites.
Índia, Rússia, Brasil e China foram os que mais se destacaram. O primeiro somou um aumento de 12,6%, seguido pela Rússia, que por três anos seguidos apresentou quedas de dois dígitos, somou um crescimento de 17,6% entre janeiro e fevereiro de 2017 em relação aos dois primeiros meses de 2016. Na sequência, o Brasil, após um ano de quedas, com menos 15,6% em pernoites, finalmente apresentou um sinal de retomada, registrando um aumento de 11,6%. Por fim a China, cujo antigo crescimento acelerado foi reduzido ao singelo aumento de 1,6% em 2016, registrou um aumento de 11% neste início de ano.
De acordo com a diretora do Centro de Turismo Alemão (DZT, do alemão Deutsch Zentrale für Tourismus) no Brasil, Margaret Grantham, este ano o Brasil passou, em fevereiro, da 27ª posição de principais mercados por número de pernoites, para a 23ª. “É claro que este ranking depende muito da posição dos outros países que, caso haja uma flutuação muito grande, acaba fazendo com que o Brasil suba ou desça de posição. Mas o valor é bem expressivo. Queremos colocar o país entre os 20 principais mercados, mas ainda não conseguimos”, destacou.
Nos dez principais mercados em emissão de turistas para a Alemanha, a Holanda consolidou sua classificação como o principal mercado, com um crescimento de 5% em 2016 (somando 11.3 milhões de pernoites). Na sequência vem a Suíça (6,6 milhões), Estados Unidos – principal destino internacional fora da Europa, com 5,7 milhões de pernoites -, Reino Unido (5,6 milhões) e Áustria (3,7 milhões).