Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Política

Brexit pode ser positivo para o Brasil, diz Embratur

Alisson Andrade, da Embratur

Alisson Andrade, da Embratur

LONDRES – Com a saída do Reino Unido da União Europeia, apelidada de Brexit, a Libra esterlina tem sofrido certa desvalorização. O que para os ingleses é visto como negativo, para o Brasil pode ser muito positivo. Isso porque os destinos europeus se tornam mais caros para os ingleses, que consequentemente passam a achar o custo Brasil um pouco mais atraente. É o que afirma o coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur, Alisson Andrade.

Segundo o executivo, a expectativa é fechar 2017 com um aumento no número destes turistas, porém abaixo do crescimento do ano passado, quando 202 mil ingleses visitaram o país. Um aumento de 6% em comparação com 2015.

Para o coordenador, apesar da desvalorização da moeda inglesa, os ingleses priorizam as férias e as viagens e a tendências é que as pessoas realizem algumas mudanças, mas não deixem de viajar. Algo parecido com o que aconteceu no Brasil durante o auge da crise política-econômica. “As viagens domésticas devem aumentar, mas a busca por destinos de longa distância também se fortalece, pois viajar para a Europa será mais caro”, explica.

O executivo afirma que, de acordo com o perfil traçado pela Embratur, o principal nicho procurado pelos ingleses são os destinos de Sol & Praia seguido pela busca por Natureza. “Hoje, quando o turista inglês busca sol e praia ele vai para Espanha, França, Egito, e Turquia. Nossa oportunidade é em relação ao terrorismo, pois tem inibido viagens para essas regiões, principalmente Europa Oriental. Os ingleses são muito sensíveis em relação à segurança, por isso o Brasil torna-se uma opção muito mais atraente”, enfatiza.

Entre os destinos brasileiros mais buscados, Andrade aponta o Rio de Janeiro, seguido por Foz do Iguaçu, São Paulo, com foco maior nos negócios e bleisure, e por fim, Búzios e Parati. Andrade afirma que os ingleses podem se sentir tentados a gastar um pouco mais e fazer uma viagem mais distante. Além disso, outro ponto positivo para o Brasil é sua grande diversidade de produtos.

PERFIL

De acordo com a Embratur, o turista inglês ocupa a oitava posição entre os países que mais enviam turistas ao Brasil. Na Europa, este é o terceiro maior mercado. Devido a longa distância, esses turistas se hospedam por cerca de 20 dias no Brasil, com gastos de aproximadamente US$ 65/dia.

Em contrapartida, Andrade ainda lembra que esse perfil é extremamente influenciado pela busca de destinos e serviços ligados à sustentabilidade. “Eles inclusive escolhem pagar mais se um estabelecimento é sustentável. É um importante fator de decisão”, complementa.

A equipe M&E viaja com segurança GTA

Receba nossas newsletters