Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Ceará foi estado que mais abriu vagas no turismo em junho de 2018

Arialdo Pinho, secretario de Turismo do Ceará

Arialdo Pinho, secretario de Turismo do Ceará

Ao contrário do que reflete o setor de turismo no Brasil, que segundo dados da CNC, eliminou mais de 7 mil postos de empregos em todo país, o Ceará gerou mais emprego que a soma de todos os estados que contrataram em junho de 2018. No total foram 479 postos de trabalho abertos no Ceará.

Em junho, poucos estados registraram superávit na conta emprego no turismo: Amazonas (152), Maranhão (53), Mato Grosso (33) e Goiás (67). O Ceará ficou em primeiro (479). Ajudam a explicar: o clima, as condições naturais e os efeitos benéficos do investimento, tanto privado quanto público. No acumulado dos últimos 12 meses, o Ceará ficou em 5º lugar totalizando 764 empregos até junho de 2018, atrás de Goiás (1.983), Pernambuco (1.428), Piauí (923) e Santa catarina (823).

A produção de emprego no turismo foi pouco significativa. Agências de viagens abriram em junho 71 novos postos, locadoras de veículos abriram 33 e empresas aéreas de transporte de passageiros abriram 305 passageiros. Contrariamente, hospedagem e alimentação impulsionaram o desemprego e eliminaram 6.269 vagas.

O contingente expressivo de mão de obra alocada em hospedagem e alimentação (65%) e transporte de passageiros (30%) infere que o desempenho da empregabilidade do turismo depende sobremaneira do comportamento destas atividades. Embora as outras também sejam muito relevantes para a evolução do setor.

Receba nossas newsletters