Recentemente o governo espanhol anunciou a intenção de reduzir as taxas aeroportuárias em 11% até 2021. Isso acontecerá de forma gradativa, com uma queda de 2,2% por ano e o objetivo é ampliar a conectividade do país. O escritório de Turismo na Espanha segue pelo mesmo caminho. De acordo com o diretor Juan Antônio Ruiz Morales, a estratégia para ampliar o número de brasileiros no destino inclui a ampliação de voos e assentos disponíveis.
“Acreditamos que isso possa impactar no preço dos bilhetes e fomentar o aumento no fluxo de visitantes”, explicou o executivo ao M&E. “Além disso, também estão sendo feitas melhorias nas estruturas dos aeroportos da Espanha”, revelou.
Outra estratégia está na promoção do que ele denominou de Turismo Cosmopolita. Nos últimos anos, a divulgação do país no Brasil teve como foco principal o luxo, mas agora – sem deixar de lado este segmento – as atenções serão voltadas para o urbano. “Queremos atrair aquele turista que gosta de curtir as cidades, arte, cultura e gastronomia”, contou.
Entre as ações no país, ele citou a participação em feiras, como a WTM-LA e a Travelweek, mas reiterou que buscará atingir um publico potencial além das cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro. A ideia, segundo Morales, é atingir um número maior de mercados. “Queremos estar em mais regiões do Brasil e estamos estruturando ações para isso”, adiantou ele, lembrando que a Espanha participará do Encontro Ancoradouro e quer incluir no seu calendário o Nordeste e o Sul.
Capacitação – Uma das principais ferramentas da Espanha para a capacitação dos agentes de viagens no Brasil é a plataforma online Espanha 360. Há hoje um curso para que o profissional receba um certificado de extert no destino, mas Morales promete mais novidades para 2017. “Temos a ideia de colocar cursos mais curtos sobre segmentos ou destinos específicos. Além disso, está sendo desenvolvida uma nova plataforma de EAD que servirá a todos os escritórios de Turismo da Espanha ao redor do mundo”, finalizou.