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Feiras e Eventos / Política

Em reunião do Fornatur, Lummertz defende PPPs para mudar promoção do Brasil

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Edmar Bull, presidente da Abav Nacional, foi homenageado pelo apoio na participação dos estados na Abav Expo

O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, admitiu nesta quinta-feira (29) que a estratégia de promoção do Brasil no exterior está ultrapassada e tem sido negativa em muitos aspectos. Ele participou da reunião do Fornatur, presidida pelo secretário de turismo do RJ, Nilo Sergio Felix, neste segundo dia de Expo Abav. “Estamos acabando com nós mesmos ao divulgar apenas fatos negativos do país no exterior. Não podemos fazer uma promoção eficiente com tão poucos recursos. Lembro que em 2011 tínhamos US$ 110 milhões para promoção e de lá para cá falta dinheiro porque o país tem enfrentado uma crise econômica”, disse.

Para mudar isso, ainda de acordo com o Lummertz, é preciso implementar as parcerias público privadas. Ele defendeu a criação de uma comissão com integrantes do Fornatur para a nova etapa do Visit Brasil. “Estamos trabalhando num novo ambiente no papel da Embratur. Lembro que a nossa força política depende da melhoria do nosso relacionamento com os players, atraindo os governos estaduais e municipais para um projeto de empreendedorismo com o setor privado. Espero contar com o apoio das bancadas estaduais neste sentido. Seria interessante também ter representantes do Fornatur para nos ajudar nestas novas etapas do Visit Brasil”.

Lummetz ainda destacou as negociações com a Casa Civil para definir um novo papel da Embratur neste processo de promoção internacional. “Queremos uma marca do Brasil que traga consigo uma expressão”. Em seguida falou da importância na divulgação por parte do portal Visit Brasil. “O nosso modelo foi o Brand USA e o objetivo é mostrar o que estamos comercializando e promovendo. Agora queremos adotar uma estratégia digital para um trabalho com redes sociais integrada com as OTAs. Para isso, temos realizado reuniões com os EBTs. A ideia é que a promoção do país tenha a cara do Visit Brasil seguindo o modelo de alinhamento britânico. Agora estamos trabalhando para ter uma presença maior com um representante da Embratur no exterior”.

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Nilo Sergio Felix, presidente do Fornatur, entre Vinicius Lummertz, presidente da Embratur, e Edmar Bull, presidente da Abav Nacional

Sobre a estratégia para América do Sul, Lummertz disse que o objetivo é trazer mais 600 mil turistas argentinos além dos dois milhões que vieram no ano passado. “Temos mantido reuniões com o turismo da Argentina para trabalhar mercados como a China. Os argentinos acabaram de reduzir em 21% do IVA e estão trabalhando para atrair o mercado chinês. É possível atrair um milhão de chineses para o mercado do Brasil e Argentina”.

O legado da Olimpíada para o setor de turismo, foi o tema que abriu a reunião do Fornatur. Na ocasião, Nilo Sérgio Felix, presidente do Fornatur e secretário de Turismo do Rio de Janeiro, defendeu a continuidade da Casa Brasil como forma de divulgar e promover o país, de modo contínuo. Aproveitou também a oportunidade para divulgar a TurisArte, espaço na rua Real Grandeza no Rio de Janeiro com mostras de artesanato. Durante a reunião foi entregue uma placa de agradecimento a Edmar Bull, presidente da Abav Nacional pelo apoio na participação dos estados na Abav Expo.

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