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Política

Embratur defende internacionalização do Brasil para desenvolver economia

presidente da Embratur defendeu importância do setor para internacionalização do País

presidente da Embratur defendeu importância do setor para internacionalização do País

Durante sua participação no seminário “Turismo e a Internacionalização do Brasil”, do jornal Folha de S.Paulo, o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, afirmou que o turismo pode ter um papel fundamental na retomada do crescimento econômico do Brasil, mas é preciso coragem política para colocar o turismo como prioridade.

“Teremos eleições esse ano. Temos que lembrar aos candidatos que o setor deve fazer parte das plataformas de governo. É o turismo que vai fazer girar nossa economia. O aís vem se isolando e desenvolver a atividade turística pode romper isso”, declarou.

Para o presidente da Embratur, o turismo deve ser defendido como atividade econômica, para gerar mais empregos e produzir riquezas para o Brasil. Entre os principais investimentos para que isso aconteça está a promoção internacional do país. Com a aprovação do PL, a primeira questão a ser resolvida será a desvinculação do orçamento da União. Os recursos virão de várias fontes, como loterias e taxa de US$ 15 na emissão de passagens para o exterior.

“A burocracia impede a Embratur de se movimentar. Como serviço social autônomo, teremos membros da iniciativa privada no conselho, que vão ajudar na construção da estratégia com viés de mercado. Também é nosso interesse a abertura para o exterior do capital das empresas aéreas”, destacou Lummertz.

Lummertz lembrou das ações dos países vizinhos que estão gastando cada vez em promoção internacional e modernizando as estruturas de seus organismos, enquanto o Brasil atua na contramão dessa história. O governo da Colômbia anunciou que o país ultrapassou os 6,5 milhões de visitantes internacionais recebidos em 2017. O ano também foi de recorde para o turismo argentino. Portanto, de uma posição de país líder em turismo na América do Sul, o Brasil pode passar a um terceiro lugar no ranking, ainda este ano. O Peru, outro forte concorrente do Brasil.

Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da Fecomercio-SP

Mariana Aldrigui, da Fecomercio-SP, foi uma das convidadas do evento, com Bernardo Ignarra, do M&E

Para a área internacional, o movimento do capital das aéreas, uma Embratur forte e o visto eletrônico para EUA, Canadá, Austrália e Japão e, logo mais para a China, serão passos muito concretos. “Mas, para um desenvolvimento sustentável do turismo, temos que melhorar o ambiente de negócios do Brasil, as condições para o investimento no turismo. O programa Brasil + Turismo visa isso, por exemplo”, disse o presidente da Embratur.

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