Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Trade se une e pede a Temer a conversão da Embratur em agência

Michel Temer

Michel Temer recebeu o documento do trade

As associações e organizações participantes do Conselho Nacional do Turismo enviaram nesta quinta-feira (16) uma carta aberta ao presidente Temer onde pedem que seja aprovada a medida provisória que transforma a Embratur numa agência de fomento e promoção internacional do Brasil. Veja o teor do documento na íntegra:

“As entidades privadas, sindicais patronais e de trabalhadores que integram o Conselho Nacional do Turismo – CNT expressam através desta correspondência o apoio ao conjunto de ações transformadoras que poderão levar a uma modernização célere do estado brasileiro e do nosso turismo, que foram apresentadas à Presidência da República pelo Ministério do Turismo.Uma das principais propostas apresentada pelo Ministro Marx Beltrão consiste na transformação da Embratur em serviço social autônomo, dando-lhe a necessária flexibilidade de atuação e proporcionando recursos para a promoção do turismo brasileiro no exterior.

Para que essa medida prospere, é fundamental garantir o acesso a recursos de contribuição social da Lei 8029 de 12 de abril de 1999, a exemplo do que já ocorre com o bem sucedido modelo do Sebrae e Apex. O turismo sustenta milhões de micro e pequenas empresas brasileiras, em 52 atividades da economia, que geram mais de 7,5 milhões de postos de trabalho, interiorizam o desenvolvimento e contribuem fortemente em nosso esforço de exportação.

Com a transformação da EMBRATUR, fica evidenciada a posição de apoio às medidas de reorientação estratégica propostas pelo MINISTÉRIO DO TURISMO. O reposicionamento da atividade, em novas bases, não é uma escolha: é uma exigência dos novos tempos.

Acreditamos que a modernização do estado precisa ser levada adiante e as entidades privadas, sindicais patronais e de trabalhadores do Conselho Nacional não só podem, como devem se solidarizar com aqueles que se dispõem a implementar um novo modelo de desenvolvimento mais eficiente, inclusivo e justo. Com alocação de recursos de forma inteligente será possível produzir os resultados que a nação tanto precisa: empregos, renda e bem-estar para o povo brasileiro.

Outra medida que recebe o apoio do Conselho Nacional são as ações do Governo Federal para a isenção dos Vistos para os turistas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão.O Brasil precisa de uma promoção internacional robusta, capaz de construir uma imagem positiva internacional, a partir do exitoso papel de anfitrião dos eventos planetários que recebemos como Olimpíadas, Copa do Mundo, Jornada Mundial da Juventude e RIO + 20, o que finalmente será possível, com a transformação daEmbratur em agência com acesso aos recursos da Lei 8029 de 12 de abril de 1990.

Este momento é crucial para que o Brasil possa colher os resultados do maior legado dos eventos internacionais que sediou com visibilidade em todo o mundo, gerando emprego, distribuição de renda e trazendo divisas para equilibrar a nossa balança comercial. Essa é uma oportunidade única, que não pode ser desconsiderada após tanto investimento. A promoção internacional do turismo precisa ser vista como prioridade nacional, assim como o turismo como um todo, pelo bem que podem fazer para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Atenciosamente,
ABAV NACIONAL -Associação Brasileira dos Agentes de Viagens
ABBTUR- Associação Brasileira de Turismologos e Profissionais do Turismo
ABEOC- Associação Brasileira de Empresas de Eventos
ABRAJET NACIONAL – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo
ABRARJ – Associação Brasileira de Revistas e Jornais
ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
ABR- Associação Brasileira de Resorts
ANTTUR – Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento
BRAZTOA – Associação Brasileira de Operadores de Turismo
BITO – Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional
CLIA BRASIL – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos
UBRAFE- União Brasileira dos Promotores de Feiras
FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil
FBHA- Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação
FENACTUR- Federação Brasileira de Turismo
FENAGTUR- Federação Nacional dos Guias de Turismo
SINDIPAT- Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas do Brasil
CONTRATUH – Confederação Nac. dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade
CNTUR- Confederação Nacional de Turismo
GUILHERME PAULUS – Conselheiro Indicado pela Presidência da Republica
MARIO BENI- Conselheiro Indicado pela Presidência da Republica”

Receba nossas newsletters