Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Fornatur envia carta a Temer e destaca: “Quando o turismo cresce, o Brasil cresce junto”

Nilo Sergio Felix, presidente do Fornatur

Nilo Sergio Felix, presidente do Fornatur

O Fórumo Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo – Fornatur encaminhou ao presidente Michel Temer uma carta onde não apenas pede a manutenção do Ministério do Turismo, como alerta que a indústria do Turismo pode vir a ser um vetor na retomada do crescimento da economia do país. No texto, os secretários estaduais lembram que a criação do Ministério do Turismo em 2003 pelo Governo Federal teve como objetivo “expandir a atividade turística no país e atender a uma antiga reivindicação das entidades que atuam no setor”. Destaca ainda que na época foi adotado “um modelo de gestão descentralizada de modo a reduzir as desigualdades sociais regionais a partir do incremento de renda gerado pelo aumento no fluxo de turistas”.

Destaca ainda que “Estados e municípios passaram a desempenhar um papel relevante na estruturação das políticas públicas e na gestão dos destinos turísticos brasileiros que resultou em 2008 na criação do Fornatur”. Lembra ainda que “o Fornatur é um órgão consultivo, constituído pelos 27 secretários e dirigentes estaduais de turismo, onde se concentram as demandas oriundas da região, estados e municípios”.

Diz o documento: “Assim vimos solicitar o apoio de Vossa Excelência para assegurar a autonomia do Ministério do Turismo e a indicação de um representante que corresponda às expectativas do setor público e privado. Nosso país, por todo seu patrimônio histórico, cultural e natural merece assumir o protagonismo, no momento em que o turismo mundial bate recordes constantes na geração de divisas, emprego e renda”.

O texto termina lembrando a confiança do setor no Governo. “Estamos seguros que a retomada dos agentes econômicos pelas medidas tomadas pelo Governo irão permitir a recuperação da nossa economia e acreditamos que o Turismo possa auxiliar efetivamente no sucesso dessa árdua missão. Certos das decisões lúcidas que Vossa Excelência vem tomando, torcemos para que o MTur possa não apenas contribuir para a realização das Olimpíadas e Paralimpíadas que se aproximam, mas ser um dos principais vetores do crescimento econômico, social e cultural de nosso país”. O documento é assinado por todos os 28 membros que integram a diretoria do Fornatur, liderada por seu presidente, Nilo Sérgio Felix, secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, bem como representantes da sua diretoria.

Receba nossas newsletters