Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Lei Geral, abertura de capital e Embratur: ministro elenca desafios do setor

Marx BeltrãoHá 14 meses no cargo de ministro do Turismo, Marx Beltrão acumulou algumas vitórias para o setor, como visto eletrônico, aprovação do trabalho intermitente e ampliação do diálogo com o Congresso Nacional para aprovação de novas medidas. Em entrevista publicada no portal do Ministério do Turismo, o titular da pasta fez um balanço de sua gestão e elencou os principais desafios do segmento.

Plano Brasil + Turismo
Lançado em 2017, o plano visa aumentar o fluxo doméstico e internacional de turistas por meio de medidas que modernizam a legislação, estimulam a geração de empregos e tornam a venda de produtos e serviços mais competitiva.

“Algumas medidas já entraram em vigor, como a implantação do visto eletrônico, o reforço na qualificação profissional, a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro e o acordo com a ANTT. Porém, temos importantes iniciativas – como a reformulação do modelo de gestão da Embratur, a modernização da Lei Geral do Turismo, e a abertura de capital das empresas aéreas , que ainda dependem de aprovação do Congresso Nacional”, destacou.

Orçamento
Historicamente uma das pastas com menos recursos, o Ministério do Turismo sofre com a falta de orçamento para realizar grandes projetos. Para Beltrão, este cenário é reflexo da falta de visão do Turismo como atividade econômica, assim como acontece em outros países.

“ Estou certo de que o poder público tem um limite, e por isso sou amplamente a favor de um diálogo com a iniciativa privada. Acredito que nosso papel como governo é melhorar o ambiente de negócios para que os empresários possam investir em nosso país e gerar emprego para nosso povo. Essa aliança é fundamental para transformarmos o Brasil em um dos principais destinos turísticos do mundo”, salientou.

Importância econômica
Os número do setor foram reforçados pelo ministro, para ilustrar o potencial do Turismo como atividade econômica. “Hoje, o turismo emprega cerca de 7 milhões de brasileiros e representa 8,5% do PIB direto e indireto do país, porém nosso potencial é muito maior. Somente o setor de bares e restaurantes, por exemplo, espera criar novos 2 milhões de empregos nos próximos anos. Outro segmento que já aponta um crescimento de 15% para a próxima temporada é o dos cruzeiros marítimos”, enfatizou.

Receba nossas newsletters