Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Manaus sedia a partir deste dia 22, o Festival e Mostra Gastronômica do Amazonas

Operadores Braztoa com representante da Amazonastur

Operadores Braztoa, da Alemanha e Argentina, com o representante da Amazonastur, Alex Benacon

A partir desta quinta-feira (22), Manaus sedia, a primeira edição do Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, ao lado da Arena da Amazônia. Serão quatro dias de evento, com entrada gratuita, nos quais os amazonenses terão a oportunidade de conhecer de perto a potencialidade dos 15 municípios turísticos do Estado.A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), realizadora do evento, dividiu o Festival em três pilares: Rodada de Negócios; Núcleo de Conhecimento e Programação Cultural. A abertura do evento ocorre a partir das 18h (hora local) e contará com a participação de diversas autoridades.

Sede do evento

Sede do evento

De acordo com a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, o evento terá entrada gratuita, mas quem doar 1 kg de alimento não perecível vai concorrer a vários prêmios, incluindo bilhetes aéreos e estadas em hotéis de selva, entre outros brindes. “O Festival foi planejado com muito carinho e dedicação, no qual pretendemos apresentar novamente toda a nossa riqueza turística, principalmente para nós mesmos, os amazonenses. Temos que valorizar o que é nosso e a mensagem do Festival é essa”, diz a titular do Órgão de Turismo do Estado.

Um  dos destaques da programação será  a Rodada de Negócios, que vai ocorrer nas salas 09 e 10 do Centro de Convenções do Amazonas a partir das 09h desta sexta-feira (23/06). Serão dois dias de intensas negociações, nos quais os municípios e os operadores locais vão apresentar seus produtos para 15 operadores nacionais e internacionais.Oreni Braga destaca a participação de 11 operadores paulistas, das principais empresas do País, além da participação de operadores da Argentina, Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra. “Queremos que os nossos profissionais do mercado e os municípios efetivem ótimos negócios e que isso possa influenciar para consolidar cada vez mais a atividade turística nessas cidades”, completa.

O Núcleo de Conhecimento terá palestras  a partir das 15h do dia 23, com o credenciamento e o deslocamento para os auditórios. Entre as palestras do primeiro dia estão: ‘Trabalho Infantil no Contexto Amazônico’; ‘A importância da fotografia na autoestima da pessoa idosa’; ‘A experiência sobre o Projeto Neurofuncional’; ‘Oficina de Aproveitamento integral de alimentos’; ‘As experiências do Turismo na Melhor Idade’; ‘Turismo Acessível’; entre outras.As palestras do segundo dia do Núcleo de Conhecimento vão começar a partir das 8h, com a abertura para o credenciamento dos participantes.

O pilar cultural do Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas terá desde peças teatrais, apresentações culturais dos municípios, entre elas as Cirandas de Manacapuru e show de boi-bumbá, além do Concurso Master Chef dos Municípios, organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AM).”Vai ser uma disputa deliciosa. Serão três municípios concorrendo e apresentando a nossa variedade gastronômica para o público presente no CCA”, destaca Oreni Braga. O concurso vai ocorrer nesta quinta-feira a partir das 19h.

A Prefeitura de Manaus apresentará opções de roteiros e programas turísticos em Manaus, voltados para diversos públicos, uma vez que a capital amazonense é um dos principais destinos indutores de turismo no Estado, servindo de ponto quase que obrigatório para o turista que chega para conhecer o Amazonas.”Temos um projeto de ressignificação do Centro Histórico da cidade que vem promovendo a ocupação artístico-cultural desse importante espaço para a história da cidade com o Passo a Paço; e resgate desse valor, dessa identidade por meio da reforma de e restauro do patrimônio histórico, como é o caso das duas casas mais antigas de Manaus, a 69 e 77, e o Casarão São Vicente”, afirmou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula.

Manaus participa ainda do Desfile de Moda Regional Sustentável, que acontecerá dentro da programação do Festival e contará com a produção dos alunos do Salão Escola do Senac. Estão previstos ainda a realização do Balcão de Negócios, Rodada de Negócios de Turismo e Espaço do Conhecimento. Além da capital do Estado, os municípios que vão participar da primeira edição do Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Estado são: Parintins; Maués; Manacapuru; Tefé; Novo Airão; Rio Preto da Eva; Borba; Careiro Castanho; Itapiranga; São Gabriel da Cachoeira; Barcelos; Iranduba; Autazes e Presidente Figueiredo.

Receba nossas newsletters