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Destinos / Política

México é o 6º país mais visitado do mundo; saiba como Brasil pode se beneficiar

Diana Pomar, da CPTM, José Pérez, do Fonatur, e Margarita Villaseñor, consul do México em São Paulo - site

Diana Pomar, da CPTM, José Pérez, do Fonatur, e Margarita Villaseñor, consul do México em São Paulo – site

Em 2017, o México recebeu 39,3 milhões de turistas internacionais, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, que gerou um total de US$ 21,3 bilhões em divisas turísticas para o país, 8,6% mais que em 2016. De janeiro a maio de 2018 já foram registrados 17,3 milhões de turistas internacionais (+9,6%), e um total de US$ 9,69 milhões em divisas turísticas (+4,6%). O turismo representa 8,7% do PIB do México, e o setor gera mais de 10 milhões de empregos. E ainda em 2017, o turismo mexicano cresceu 3,4% enquanto a econômica cresceu 2,3%.

Esses números foram apresentados pelo Fundo Nacional de Investimento Turístico (Fonatur) do México ao Ministro do Turismo do Brasil, Vinícius Lummertz, durante a reunião do Conselho Nacional de Turismo, que aconteceu nesta segunda (06), no interior de São Paulo. O objetivo do encontro entre representantes dos dois países foi apresentar o modelo que o México desenvolveu para desenvolver o turismo em diversos destinos mexicanos, como Cancún, Ixtapa, Loreto, Huatulco, Los Cabos, Nayarit, Marina Cozumel e outros investimentos em infraestrutura turística.

Segundo José Luis Ayoub Pérez, subdiretor de Políticas Estratégicas e Vinculação Institucional do Fonatur, a apresentação faz parte de um acordo assinado com o Brasil desde 1974, e que foi renovado em 2015, para intercâmbio de conhecimento e experiências no setor de turismo entre os países. “O México colocou a disposição do Brasil seu maior projeto de desenvolvimento do turismo, que ajudou o país subir do 15º para o 6º lugar no ranking dos países mais visitados do mundo, em apenas quatro anos”, comentou.

O objetivo é que o Brasil possa ter um plano diretor para o desenvolvimento do turismo e que o Fonatur seja um parceiro para isso, oferecendo seu conhecimento e expertise no assunto. O Fonatur já presta essa consultoria a outros países como Japão, Colômbia e Costa Rica. “Representamos hoje cerca de 12% do PIB mexicano e 55% dos turistas que chegam ao México visitam um de nossos destinos desenvolvidos”, disse.

Além de planejar, desenvolver e comercializar, o Fonatur também mantém esse destino com recursos federais. “Em parceria com a iniciativa privada e com os municípios, somos responsáveis pela conservação do lugar, tanto em infraestrutura como em conservação”, contou.

De acordo com Diana Pomar, do Conselho de Promoção Turística do México (CPTM), o ministro Lummertz foi o primeiro desde a assinatura do acordo em 2015 a dar andamento na parceria e se interessar pelos projetos de turismo do México. Este é um modelo de êxito no México e que pode ser aplicado no Brasil. Além da apresentação para o MTur, o Fonatur também fará esta apresentação ao novo governo brasileiro.

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