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Política

Nova Embratur deve sair até março; Lummertz defende modelo igual a da Apex

Vinícius Lummertz destaca o papel da hotelaria

Vinícius Lummertz destaca o papel da Embratur

Apesar da resistência de alguns setores do Governo, como o próprio Sebrae, a proposta de transformação da Embratur numa agência deve ser concluída até o início de março. Na última segunda-feira (13), durante reunião com representantes do ministério do Planejamento, Turismo e Casa Civil, o assunto voltou a ser discutido. De acordo com o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, em entrevista ao M&E, a criação da Abratur – Agência Brasileira de Turismo, o assunto vem evoluindo. “A ideia é de que em março possamos já anunciar a mudança”.

Segundo Lummertz, a nova agência vai permitir que se obtenham mais recursos para investir em promoção do Brasil, como também vai permitir a participação de empresários do setor, no seu conselho diretor. “Não vejo motivos para resistência e o modelo ideal seria semelhante ao da Apex, que foi criado pelo próprio Sebrae Nacional e deu certo. Eu mesmo fui diretor do Sebrae durante 15 anos e lembro que por meio da nova agência as micro empresas poderão exportar produtos e serviços e obter uma série de vantagens. Não há porque se resistir a uma ideia que já deu certo outras vezes. Os que são contra essa mudança seguem o modelo do corporativismo e do conservadorismo e o Brasil precisa avançar”, adiantou ele.

O assunto volta a ser debatido nos próximos dias pela Casa Civil e Ministério do Planejamento. “Espero que as pessoas que estão reticentes sobre a eficiência dessa mudança tomem como exemplo o sucesso da Apex. A nova agência pode seguir o mesmo modelo”, sugeriu.

VERBA – A resistência do Sebrae é em função da perdaur de receita, uma vez que os recursos para a nova Embratur viriam do órgão. Em reunião realizada nesta sexta-feira (10), por meio de videoconferência, a diretoria do Sebrae Nacional e os superintendentes da instituição nos estados repudiaram a proposta da medida provisória que prevê subtrair R$ 200 milhões do orçamento do Sistema Sebrae para a criação da agência de promoção do turismo.

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