Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Novo ministro do Turismo, Lummertz agradece apoio e destaca potencial e desafios

Vinicius Lummertz, ministro do Turismo

Vinicius Lummertz, ministro do Turismo

BRASÍLIA – O Ministério do Turismo tem um novo comandante oficial. Vinicius Lummertz tomou posse como o novo Ministro do Turismo do Brasil nesta terça-feira (10), dia considerado histórico tanto para ele quanto para o trade, que sempre acreditou e apoio sua candidatura. O próprio auditório do MTur foi palco para a cerimônia oficial de transição de cargo, no qual Vinicius Lummertz enfim pôde falar como novo ministro do Turismo.

Veja as fotos da cerimônia e do trade que compareceu

“Nossa missão é transformar o turismo em política de estado. Temos uma agenda importante de construção da nova imagem da Embratur, fortalecida, que nos trará mais turistas e colocará nossa imagem lá fora. Os demais países investem tanto em turismo não só para trazer visitantes e dinheiro, mas porque fortalece a imagem no exterior e as condições de investimento. O ponto central é que hoje investimos pouco. Precisamos baratear o Brasil criando condições de investimento em todo o país. E para isto precisamos aumentar a produtividade, porque um país que tem 20% da produtividade dos EUA, por exemplo, não pode sonhar com aquele padrão de vida. Se nós queremos um novo país, precisamos mudar e dar liberdade ao país para trabalhar”, disse Vinicius Lummertz.

Autoridades que participaram da cerimônia de transição de cargo do MTur

Autoridades que participaram da cerimônia de transição de cargo do MTur

O auditório estava cheio de autoridades e empresários do trade, como Luiz Eduardo Falco, presidente da CVC, Guilherme Paulus, presidente da GJP, Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, Marcelo Alves, presidente da Riotur, Marco Ferraz, presidente da Clia Abremar, Magda Nassar, presidente da Braztoa, Michel Tuma Ness, presidente da Fenactur, entre outras autoridades que prestigiaram a tão esperada posse de Vinicius Lummertz como ministro do Turismo.

“Nós temos uma economia de turismo no Brasil que é a 11ª no mundo. São 52 atividades ligadas ao nosso setor. O Brasil tem o maior potencial natural em todo o planeta, mas está entre os piores ambientes de negócios do mundo. Nosso território tem uma ocupação de 66% de reservas naturais, enquanto os EUA têm 19%. Lá, são 330 milhões de visitantes, enquanto aqui temos apenas 9 milhões que visitam nossos parques. Isto é uma boa notícia porque temos potencial para evoluir, como a economia marítima, por exemplo. É o caso também das cidades históricas e parques temáticos, uma ótima oportunidade para gerar empregos. Porque potencial nós temos”, disse o ministro.

Auditório do MTur lotado durante cerimônia de transição de cargo

Auditório do MTur lotado durante cerimônia de transição de cargo

No palco da cerimônia, Alberto Alves, que tinha assumido o cargo de Ministro do Turismo de forma interina, após a saída já anunciada de Marx Beltrão para concorrer as eleições por Alagoas, teve o prazer de realizar a transmissão de cargo. “Eu hoje passo o cargo de Ministro do Turismo para Vinicius Lummertz, que assume num momento crucial. Isto porque temos o objetivo de manter a agenda de desenvolvimento mesmo com as limitações do ano eleitoral. Tivemos avanços importantes em 2017, como o plano Brasil Mais Turismo, entre outras estratégias ousadas. Agora, ao ministro Lummertz, desejo os parabéns e que seja muito bem-vindo. Todos nós estamos prontos para ajudá-lo nesta missão”, disse Alberto Alves, secretário executivo do MTur.

Marx Beltrão se despediu do Ministério do Turismo

Marx Beltrão se despediu do Ministério do Turismo

O ex-ministro do Turismo, Marx Beltrão, fez sua despedida oficial. Emocionado, quebrou protocolo e cumprimentou cada elemento que fez parte do MTur nestes 18 meses que esteve sob sua gestão. “Lummertz tem apoio de todo o turismo nacional pela sua capacidade, competência e qualidade, além de ser um profissional altamente qualificado para assumir o cargo. Tenho certeza de que fará um grande trabalho à frente do ministério”, disse Marx. “Por outro lado, estou orgulhoso do que fizemos nestes 18 meses de muita dedicação e orçamento apertado. Os cargos são passageiros, mas hoje me sinto feliz e orgulhoso pela mudança na vida de milhares de brasileiros com as oportunidades que criamos através do turismo. Tenho certeza de que Lummertz continuará todo este trabalho”.

Alberto Alves, viceministro do Turismo, passou o cargo interino à Vinicius Lummertz

Alberto Alves, secretário executivo do MTur, passou o cargo à Vinicius Lummertz

O deputado federal Rogério Peninha (MDB-SC) lembrou da bancada de Santa Catarina ter procurado Michel Temer para levar o nome de Vinicius para assumir o MTur. “Naquele momento que fomos conversar com o presidente, levamos dois argumentos. O principal deles é o perfil de Vinicius, sua capacidade e biografia, e por outro lado os cargos que já ocupou. Com certeza, Lummertz é hjoe um dos nomes mais preparados que Santa Catarina pode oferecer. O principal de tudo é que temos a confiança total que ele fará um excelente trabalho”, disse.

O presidente do Beto Carrero, Rogério Siqueira, destacou a união da política e do profissionalismo em prol do setor. “Este trabalho todo de desenvolvimento turístico de Marx foi um momento único de política e profissionalismo unidos num propósito comum, desenvolvendo um projeto extremamente qualificado que trouxe resultados importantes para todo o trade nacional. E com Vinicius é a continuidade deste processo, que tem uma importância tanto para o Brasil, quanto para a América Latina, porque somos uma força muito grande para o continente”.

Receba nossas newsletters