Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Olimpíadas 2020: veja 10 dicas sobre o que fazer em Tóquio

A viajante profissional Dani Bauab compartilhou com o M&E Notícias de Turismo dez dicas com o que você precisa ver e fazer quando estiver em Tóquio. Segundo ela, a cidade é extremamente segura e os japoneses são muito gentis. “Tudo funciona, tudo surpreende. Cada rua, cada esquina, cada bairro, é sempre uma surpresa atrás da outra”, afirma.

A capital do Japão vai sediar os Jogos Olímpicos 2020 e, como apresentou no encerramento das Olimpíadas 2016, quer que seus visitantes aproveitem muito a passagem pelo destino. Dani conta que faz parte da filosofia dos japoneses cuidar muito bem de si mesmo primeiro, para depois conseguir cuidar bem dos outros e poder oferecer o seu melhor. “Nesta lição de casa eles são imbatíveis. Não tenho dúvidas de que a Olimpíada de Tóquio será um sucesso e uma grande oportunidade de mergulhar nesta cidade mágica”, acredita.

Agora, confira as dicas para curtir a viagem ao máximo:

1) Tsukiji (Mercado de Peixes)
Neste mercado você encontrará peixes que nunca imaginou existirem. Vale ir bem cedo para ver o leilão de atum, famoso em Tóquio. A cidade é abastecida de peixes por este mercado que também recebe os chefs bem cedinho para a disputa dos peixes mais frescos. Vale aproveitar e comer sashimi nos pequenos restaurantes que ficam ao redor do mercado.

mercado-de-peixes-japão 2) Metrô
A melhor forma de andar em Tóquio é de metrô. Embora cheio, é muito organizado. A estação de metrô já é um delicioso passeio com lojas de roupas, restaurantes, boulangeries, docerias, cafeterias, lojas de saquês.
Tem um aplicativo para Iphone chamado“Tokyo Metro and Maps” (funciona por GPS) que é muito útil. O valor da passagem depende do trajeto percorrido. Para facilitar, recomendo usar um cartão pré-pago chamado Pasmo. Ele é comprado em uma máquina própria no metrô (estará escrito pasmo e tem a opção em inglês), e você carrega com dinheiro à medida que utilizar. O valor é calculado, automaticamente, por trecho percorrido. Ao final da utilização, procure um agente do metrô para ressarcir o valor que sobrar no seu cartão, eles fazem isto na hora. Vale lembrar que o metrô para de funcionar à meia noite mesmo que você ainda não tenha chegado ao seu destino.

boulangerie3) Ginza
Andar por Ginza é fantástico, é um bairro nobre, com muitas lojas de grife e avenidas largas. Bonita de dia e de noite. Para as mulheres vaidosas recomendo conhecer a loja da Shiseido, pois você encontra produtos vendidos somente ali. Além disso, tem um simulador virtual de maquiagens, você escolhe as cores e produtos e consegue ver em você mesma como fica na telinha. Há também uma loja de roupas japonesa chamada Uniqlo. As peças são de altíssima qualidade com preços mais em conta. Muitos produtos térmicos e opções bem interessantes de cashmere. Em Ginza tem também o melhor moti de Tokio, na Akebono, uma lojinha bem pequena com moti dos sonhos! Abaixo, uma foto dos motis e outra de Giza.

moti-ginza4) Shibuya
Shibuya é um bairro colorido, eletrizante e boêmio. É lá que se concentram os karaokês, e os pachinkos (lojas de games, na primeira foto). Vale muito uma noite de cantoria no karaokê e na sequência tentar pegar um ursinho nas máquinas dos pachinkos. Impossível!! Fica o desafio!

toquio-45) Parque Ueno
Grande e antigo parque público com muitas atrações culturais. As famosas celebrações das cerejeiras (Hanami) são belíssimas por lá. Abriga museus, cafeterias, lagos e um zoológico com muitas espécies, inclusive o Urso Panda!  A dica é: sentar em um banco para apreciar a vista, tomando um matcha quente (chá verde mais concentrado). Aliás, lá dentro tem uma Starbucks que faz uma matchalatte delicioso!

6) Templo Senso Ji (Asakusa)
Os templos budistas no Japão encantam por sua história, rituais e beleza. Se escolher visitar algum templo em Tóquio, vá ao Senso Ji em Asakusa. Além de belo, no caminho até o templo existe uma espécie de boulevard com comidas e muitos objetos para presentes. Aqui vale comer alguns quitutes inusitados e surpreendentes como o Takoyaki (segunda foto), um bolinho com recheio de polvo. Delicioso!

toquio-67) Food Hall – Depatos
Evento imperdível é entrar no foodhall dos Depatos (lojas de departamentos), que ficam no subsolo. Os mais famosos são Mitsukoshi e Matsuya, ambos em Ginza. A experiência é inexplicável, pois são muitos quiosques de comidas bonitas e atraentes, e por onde você passa recebe uma amostra para provar. E realmente dá vontade de comer tudo! Compre tudo o que te der vontade de provar e leve para comer no quarto do hotel, pois além de não haver local para se sentar, no Japão não é um hábito comer pelas ruas. Sem dúvida será um piquenique diferente e divertido.

toquio-78) Sushis
Comer em Tóquio é muito simples. Há comidas e restaurantes por todos os lados. Muitos restaurantes colocam as fotos dos pratos na entrada ou a réplica dos pratos de plástico que parecem reais, com os preços ao lado. É só escolher pela foto, não tem erro. Praticamente em cada esquina tem uma máquina de bebidas não alcoólicas.Diferentemente do Brasil, no Japão cada restaurante tem a sua especialidade (sushi, lámen, tempurá, tonkatsu..) e dificilmente você encontrará todos em um único lugar. Os restaurantes mais recomendados, ou estrelados, precisam de reserva.

O sushi é uma iguaria no Japão, feito em restaurantes pequenos, servido no balcão direto da mão do sushiman.  Não é barato, mas vale ao menos uma experiência, pois mudará todo o seu conceito sobre sushi.

toquio-89) Omotesando
Considerada a Champs-Elysées de Tóquio, vale um passeio por ela sem pressa para apreciar o seu charme. Sugiro começar o passeio à tarde, com parada obrigatória no Oriental Bazarpara comprar presentes eutensílios japoneses para casa. No caminho, uma visita ao prédio da Prada construído em 2003 pelos arquitetos suíços Jacques Herzog e Pierre de Meuron, um encanto de modernidade. Outra parada obrigatória é na doceriaYokuMoku para tomar um chá e comer uns docinhos no lounge!

toquio-910)Onsen
Se sobrar tempo, recomendo se hospedar ao menos uma noite em um Onsen (banhos em águas termais). Além da hospedaria no estilo tradicional Japonês, os rituais de banhos a céu aberto proporcionam um estado de êxtase. Sem dúvida, um mergulho na cultura japonesa. Além da experiência vale a viagem no trem bala até as pequenas cidades onde, geralmente,estão os Onsens. Como nas estações as comidas são gostosas e interessantes, vale comprar um bentôbox para comer na viagem.

toquio-10

Receba nossas newsletters