Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Parlamentares de SC exigem retorno da observação embarcada de baleias

A passagem das baleias francas no litoral catarinense ajuda a fomentar diversos setores da economia local

A passagem das baleias francas no litoral catarinense ajuda a fomentar diversos setores da economia local

A frente Parlamentar Catarinense, composta por diferentes deputados federais do estado, se reunirá em Brasília, nesta terça-feira (17/10), para exigir o cumprimento de uma determinação judicial por parte do ICMbio, que ficou responsável por adotar as medidas necessárias para retomar o passeio embarcado de avistamento das baleias francas, na costa Sul do estado catarinense, que está proibido desde 2012.

O instituto de biologia havia alegado não poder cumprir com as medidas necessárias neste ano por “falta de tempo hábil”, o que de acordo com representantes do turismo de Santa Catarina, prejudicou mais uma temporada de visitações. Para pressionar o ICMbio a cumprir as exigências e retomar a atividade na região, o Turismo Vida Sol e Mar, um dos receptivos que realizava o passeio, protocolou uma petição exigindo à justiça de Laguna que o órgão cumpra com a determinação imediatamente.

De acordo com o presidente do Instituto da Baleia Franca, Enrique Litiman, estima-se que em 2012, ano do último passeio embarcado, mais de 10 mil turistas faziam a atividade por temporada de observação. “Se desde então não estamos podendo fazer a rota embarcada, as perdas têm sido incalculáveis, afetando as pousadas e toda a economia de Laguna, Imbituba e Garopaba e tudo, por uma denúncia sem muito fundamento que foi apresentada ao Ministério Público na época”, afirmou.

“É muito importante que todos os representantes do turismo de Santa Catarina foram a frente para defender a observação de baleias e cobrar do ICMbio o que foi decido pela justiça”, concluiu Litiman.

Receba nossas newsletters