Se Porto Seguro (BA) não for o destino doméstico número um do Brasil, está seguramente entre os três primeiros. A cidade recebeu em 2016 1,4 milhão de visitantes e vê a os efeitos da sazonalidade diminuírem cada vez mais. O resultados são excelentes, conforme afirmou o secretário de Turismo do destino, Richard Alves, que visitou a sede do M&E em São Paulo na manhã desta sexta-feira (10). Ele destacou que no mês de janeiro a ocupação média dos hotéis da cidade chegou perto de 100%.
Embora os resultados sejam excepcionais, Alves destacou que há ainda muito trabalho. Um dos objetivos é fazer com que o destino seja reconhecido como opção para diversos perfis de viajantes. Ele explicou que atualmente pouco mais de 70% dos visitantes de Porto Seguro são famílias, mas mesmo assim a cidade ainda habita o imaginário coletivo como point de jovens local de muitas festas e baladas.
“Queremos mostrar que temos um perfil diversificados, inicialmente destrinchando quatro macro produtos: Porto Seguro, Arraial, Trancoso e Caraíva. Há atrativos para diversos públicos, como famílias, casais, esportes de aventura, cultura e história e também festas”, afirmou Alves. De acordo com ele, a ideia é segmentar a promoção do destino para que tanto o trade quanto o público final conheçam tudo que a cidade oferece para os diversos segmentos. “Queremos que o visitante saia cada vez mais satisfeito, por isso estamos implementando esta segmentação”, complementou Alves.
Os produtos a serem trabalhados, segundo Alves são Porto Seguro Kids, voltado para família; Porto Seguro Romântico, Porto Seguro Esportes e Aventura; e outros. A ideia, segundo o secretário, é trabalhar esta demanda que já existe e direcioná-la de forma adequada à oferta do destino. Para ele, a capacitação do trade é essencial neste objetivo. Por isso, devem ser treinados mais de 2 mil profissionais em 2017.
“O desafio é mostrar essa diversidade. Acreditamos que as agências precisam entender bem a nossa oferta para que essas vendas aconteçam da forma como imaginamos”, declarou. “Temos todos esses atributos, mas não deixamos de ser referência em sol e praia. Porto Seguro é um dos destinos mais fortes e com praias belíssimas”, finalizou.