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Destinos / Feiras e Eventos

RDVEF – Operadores dão dicas de como fomentar suas vendas para a França; confira

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M&E conversou com oito operadores que participaram do RDVEF 2017

ROUEN – A França é conhecida por ser um baú cheio de oportunidades turísticas para se explorar. Embora Paris esteja no topo, existem aqueles destinos únicos lá no fundo do baú que, por vezes, não são tão conhecidos pelos profissionais de turismo de todo o Brasil. O Rendez-vous en France, que chegou a sua 12a edição neste ano, é a grande oportunidade para operadores e agentes seletos ampliarem seus respectivos leques e, deste modo, criar uma série de pacotes que abrangem diversos nichos, como do Sol & Mar ao esqui na neve, por exemplo.

O M&E foi atrás das principais operadoras brasileiras que aqui estão com a seguinte questão: “Como vender a França? Quais dicas vocês poderiam dar ao agente de viagem para vender melhor o destino?”. As respostas vocês conferem abaixo:

Miguel Andrade, da Transmundi

Miguel Andrade

“Primeiro devemos começar a estudar e descobrir o que a França tem de melhor. A segunda dica é buscar produtos tradicionais e novos, abrir o leque, e negociar preços competitivos. Tudo que precisamos é encontrar fornecedores que ofereçam um produto de qualidade com um bom preço. É preciso saber muito do país para oferecer ao cliente, porque nem todos os destinos se promovem sozinho. Eu digo que o profissional de turismo aprende todos os dias, mas para isso precisa se mexer” (Miguel Andrade, diretor da Transmundi)

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Carlos Dezen

“A França parecia ser um país difícil de se trabalhar, muito por conta do idioma e por conta dos franceses não serem tão receptivos. Quando cheguei aqui, descobri que isto é uma inverdade. A França é simplesmente repleta de lugares poucos conhecidos, com muita história e, acreditem, com diversas oportunidades ligadas ao turismo religioso. A dica que eu dou é que monte um pacote para o cliente com os interesses do mesmo, mas que aproveite as oportunidades para encaixar atrativos que se encaixam em outros nichos, porque a França é muito mais do que Paris” (Carlos Dezen, da Senator Tour)

Mariana Azevedo

Mariana Azevedo

“O agente precisa entender que a França é um destino onde tem tudo. É muito fácil vender porque temos a parte cultural, a parte de compras, a parte de museus, a parte de gastronomia, que abrange o país inteiro, temos destinos de Praia, por toda a Costa Azul, o turismo religioso e ainda temos a prática de esqui. Logo, a França é um país completo e pronto para ser vendido em qualquer época do ano” (Mariana Azevedo, da MMT Gapnet)

Eduardo Barbosa, da Flot

Eduardo Barbosa

“Eu diria que estas dicas valem para muitos lugares além da França. Nós achamos que conhecemos tudo, mas tem muita coisa para descobrir. Nesta viagem que fiz à França, por exemplo, tenho encontrado mudanças em cidades importantes que já conhecia, isto de ano para ano. Logo, precisamos utilizar todas as ferramentas, possibilidades e oportunidades de experimentar o produto. Se não for possível vir, procure treinamentos oferecidos em todo o Brasil e leve para a agência o que há de novo em cada destino” (Eduardo Barbosa, da Flot)

Juventino Netto, gerente Comercial de Produtos e Operacional da Flytour

Juventino Netto

“O brasileiro gosta muito da França, logo esta informação precisa chegar até ele. A operadora e os agentes precisam focar em produtos novos, diferentes, que fujam da mesmice. É a hora de sair um pouco da capital e conhecer regiões como a que estamos, por exemplo, que é a Normandia. Só assim, poderemos fazer parcerias com fornecedores locais e, deste modo, oferecer produtos completos, de qualidade e diferentes” (Juventino Netto, da Flytour Viagens)

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André Fulop

“A primeira dica que eu dou é entender o que seu passageiro quer. Se o primeiro lugar que quer visitar é Paris, tudo bem, mas tem diversas regiões que também podem saciar o desejo do cliente pela França. É a hora que você precisa entender bem o que seu passageiro quer e tentar traduzir para as oportunidades turísticas que são oferecidas por todo o país” (André Fulop, da AIT Operadora)

Mariana Azevedo

Mariana Azevedo

“A dica que eu dou é conhecer muito bem o produto França, uma vez que cada região tem suas particularidades. Precisamos entender que para poder participar de uma venda de forma mais objetiva, é preciso direcionar o profissional e o passageiro. Assim, poderemos montar pacotes com os produtos que se encaixam melhor no que o cliente necessita e quer. É preciso explicar um pouco de cada região e juntos escolherem o destino da próxima viagem” (Ana Paula Przewodowski, da Soul Traveler)

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Catherine Worms

“Apesar de eu vender roteiros de bicicleta, nicho no qual a França é número 1, o país é um objeto de turismo para todos. Então, o destino para nós é vital, uma vez que o brasileiro que nos procura, além de gostar de bicicleta, ainda gosta de gastronomia e toda a parte cultural. O que faço é juntar as oportunidades turísticas em um pacote só. Estou aqui para conhecer ainda mais as atrações do país” (Catherine Worms, da Special Trip)

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