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Destinos / Feiras e Eventos

Suíça colhe bons resultados após 3 anos de forte investimentos no Brasil

Cristina Gläser, diretora de Marketing do Turismo da Suíça no Brasil

Cristina Gläser, diretora de Marketing do Turismo da Suíça no Brasil

SUÍÇA – Após uma pesquisa realizada há alguns anos, o Governo da Suíça descobriu que os brasileiros sabiam pouco ou quase nada sobre o destino europeu. A partir desse estudo, no ano da Copa do Mundo 2014, a Suíça decidiu investir em ações de promoção no Brasil. Desde então, os resultados já estão aparecendo. De acordo com Cristina Gläser, diretor de Marketing do Turismo da Suíça, os números confirmam que as ações estão dando certo. “Entre janeiro e julho de 2017 a Suíça já registrou um crescimento de 25% em pernoites. Só no mês de julho foram 44%”, disse.

Para a diretora o crescimento se deve a um conjunto de fatores. Entre eles estão as ações feitas ao longo desses anos tanto para o trade como para o público final. “Temos uma campanha forte no Brasil, que é um país estratégico para nós, para promover não só os destinos, mas a imagem da Suíça. O turismo sempre foi um dos focos”, comentou.

Para o trade, a diretora disse que o trabalho é bem diferenciado. Como o evento anual com fornecedores suíços, onde mais de 200 agentes de todo Brasil são convidados a fazerem 24 horas de imersão total sobre a Suíça. Tem workshop de culinária, rodadas de negócio, apresentações culturais e muito mais. “Valorizamos muito nossa parceria com os agentes, pois, por ser um destino mais caro e menos conhecido, são turistas mais exigentes que procuram e para isso é preciso um profissional capacitado capaz de entregar as experiências que eles desejam”, lembrou.

Outro motivo acreditado por Cristina é o fato do câmbio estar mais favorável, além da retomada da economia. “O brasileiro quando viaja quer ir para um lugar onde ele não precise enfrentar nenhum problema. A Suíça hoje se destaca entre os países da Europa por ser seguro, além de possui uma excelente malha de trem, bom atendimento, mix de serviço e experiências que vão de cultural a esportes na neve e natureza”, citou.

Verão – O Brasil sempre pensa na Suíça como um destino de inverno, mas isso tem mudado. “Fizemos uma promoção para divulgar o verão suíço e tem dado muito certo. Tanto que hoje temos uma média de brasileiros nas duas estações. O país é muito pequeno, mas muito diverso. E mesmo no verão, apesar do calor, tem os Alpes que estão sempre com neve”, disse.

Crise – Segundo Cristina, mesmo quando o Brasil estava passando por uma situação ruim em 2016, o destino não deixou de investir. “Diminuímos nossas ações, mas estivemos presentes e o brasileiro percebeu. Agora que a economia está retomando os resultados estão voltando a crescer e nosso trabalhão do ano passado está rendendo frutos. Desde novembro temos apresentado crescimento constante no número de brasileiros visitando a Suíça”, afirmou. Só em julho de 2017 foi registrado 44% de crescimento nas pernoites de brasileiros.

Segmentação – Como estratégia o órgão de turismo sempre trabalha com algum nicho em especial. Neste ano, por exemplo, o tema é a natureza para a temporada de verão. “Mas não deixamos outros nichos que possam ser interessantes para cada mercado que atuamos”, reforçou. Tanto que segmentos como golfe e designer/arquitetura das cidades foram trabalhados no Brasil com parcerias que pudessem atingir esse público.

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