Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Trade e autoridades brasileiras aprovam visto eletrônico para EUA; veja depoimentos

MONTAGME

Trade participou da enquete do M&E

NEW YORK, NY – Esta quinta-feira (25) é para se comemorar por ser o primeiro dia oficial do visto eletrônico disponível para norte-americanos. Na noite desta quarta-feira (24), autoridades e trade brasileiros, além de convidados norte-americanos, participaram do evento especial de lançamento do E-Visa (CONFIRA). O M&E foi atrás daqueles que são responsáveis por fomentar ou, mesmo indiretamente, ajudar o setor a crescer a cada dia para saber do que acham da nova medida e quais são os ganhos a curto e longo prazo. Confira abaixo.

“Isto vai ajudar muito o Brasil porque é uma facilidade enorme para o norte-americano. Voltamos a entrar na competividade mundial e buscar o gosto do norte-americano para ir ao Brasil. Nós precisamos de dólar, precisamos ter mais capital de investimento, mas ao mesmo tempo, conseguiremos várias coisas. E a Open Skies, já aprovada pelo Congresso Nacional, vai ser uma outra revolução. Para o cliente vai melhorar muito pela capiralidade de voos e outras vantagens. As férias do norte-americano é no Caribe, no México, sempre em busca de praia, e hoje passamos a entrar na briga porque praia no Brasil é um produto que temos de sobra. Vamos entrar na briga e vamos entrar fortes“. (Luiz Teixeira, diretor Comercial & Assuntos Institucionais da Delta no Brasil).

“Eu acho que este passo é muito importante, porque há muito tempo há uma reclamação a respeito do visto. Demora muito e custa caro. Apesar das modificações que nossos consulados fizeram, ao atender os vistos com mais rapidez, sem dúvidas este é um passo tecnológico que é dado, sem a interferência de qualquer pessoa. Isto vai aumentar a demanda por turismo brasileiro certamente e não é um fato isolado, porque também temos uma série de outras medidas para fomentar o setor, como o Open Skies, por exemplo, além do esforço da Embaixada e Embratur para promover cada vez mais o país. Hoje, por exemplo, já discutimos planos importantes para exploração dos maiores potenciais do turismo”. (Sergio Amaral, Embaixador do Brasil dos EUA).

“Eu acho que esta facilidade é um fator indutor de turistas. Quando você abre a porta, o turista entra. Parabenizo o governo brasileiro pela inovação e por tentar trazer maior fluxo turístico. Amazonas será muito beneficiado com o visto eletrônico, porque já temos um voo para Miami diário, temos Latam, temos Copa e temos American. Melhoramos o fluxo da entrada e agora facilitamos a emissão do visto. Isto é extremamente importante para nossos ganhos”. (Orsine Junior, presidente da Amazonastur).

“A gente tem que comemorar demais. É um grande feito. Não tenho dúvidas que vamos triplicar o número de norte-americanos no Rio de Janeiro e no Brasil. O RJ é um destino, sem sombra de dúvidas, que é a porta de entrada do Brasil e vai ganhar demais com isso. Vim para cá só para isso, para compartilhar esta alegria e parabenizar a todos. O RJ está radiante e de braços abertos a todos”. (Marcelo Alves, presidente da Riotur).

“Para nós enquanto RIOgaleão, que queremos nos posicionar como o aeroporto de entrada e saída de estrangeiros para o Brasil e América Latina, o visto eletrônico só vem a facilitar este processo frente a este mercado competitivo, como México, Cuba, entre outros países na América do Sul. A gente está com uma expectativa muito alta para ter novos destinos conectados diretamente entre Brasil e EUA, além dos voos que são sazonais, como American para Dallas e Delta para NY, que queremos tornar regular. O Rio é um ícone, o norte-americano sempre vai ter o Rio como primeiro destino de lazer, então queremos nos posicionar como o grande facilitador de entrada e saída do turista estrangeiro”. (Bruno Giovanni, gerente de Desenvolvimento de Passageiros do RIOgaleão).

“Fortaleza e o Ceará estão passando por um momento muito interessante. São 43 voos semanais diretos ligando Fortaleza ao resto do mundo, como voos diários para Orlando e Miami, além de estarmos próximos de anunciar voos da Copa entre Fortaleza e Panamá, e de lá conexão rápida para os EUA. Tínhamos a percepção que a questão do visto era um impeditivo para recebermos mais norte-americanos, porque há muitos destinos de Sol & Praia que não precisam de visto. Essa barreira acaba de cair, os voos diretos chegaram, logo é um momento interessante. Nossa expectativa é extremamente positiva”. (Luciana Lobo, secretária executiva da Setur-CE).

“Esta ocasião é única. A facilitação do visto para norte-americanos vai melhorar e muito esta ampliação do turismo do Brasil. Segundo as estatísticas mencionadas hoje, os norte-americanos são uns que mais viajam ao Brasil. Agora imagina com esta facilitação? Estes números poderão aumentar de uma maneira bastante significativa num futuro bem próximo. Este é o nosso desejo. E, ao mesmo tempo, isto é positivo porque diminui a demanda de vistos no Consulado, o que permite atuar em outras frentes como o atendimento ao brasileiro”. (Roberto Medeiros, vice Cônsul Geral do Consulado do Brasil em Boston).

“Este evento reforça a iniciativa do governo brasileiro. Sabemos que o país precisa avançar na infraestrutura e segurança pública, além das medidas do turismo que tendem a fomentar ainda mais o setor, como a abertura do capital estrangeiro, a modernização da Lei Geral do Turismo, com a possibilidade da atração de resorts com cassino em número limitado, e a transformação da Embratur em agência”. (Paulo Azi, presidente da Comissão de Turismo na Câmara dos Deputados).

O M&E viaja com proteção GTA

Receba nossas newsletters