Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Blogs / Tendências Digitais

A arte de manter o simples, simples…

A mobilidade está cada vez maior, mas o tamanho das telas reduziu drasticamente. Por isso, a onda dos dispositivos móveis trouxe de volta um assunto que há muito tempo defendo, mas que ficou fora de moda durante os últimos anos: a simplicidade.

Em praticamente qualquer lugar e a qualquer hora conseguimos nos comunicar, acessar a internet, ver e-mails e documentos e executar uma série de outros procedimentos de forma rápida e simplificada.

Seguindo esta tendência, muitas empresas estão utilizando o poder dos dispositivos móveis para agilizar e baratear processos internos, ampliar a comunicação com clientes e potencializar seus canais de vendas.

Mas para ter sucesso, é obrigatório manter a solução simples. Processos complexos ou trabalhosos não tem espaço nessa nova realidade.

Assim sendo, seguem 3 dicas para auxiliar nessa questão:

1.    SIMPLIFIQUE PROCESSOS E SISTEMAS
Desenvolva processos e sistemas simples. Processos simples garantem o fácil entendimento da equipe e das pessoas que se submeterão a ele. Já sistemas simples automatizam muita coisa e exigem o mínimo possível de interação e entrada de dados dos usuários, evitando dúvidas, erros e demora.
Como diz a propaganda da PwC nos apoios de cabeça dos aviões da GOL, “Seja simples sem ser simplista”. E é aqui que começa a arte de manter o simples…simples!

2.    MINIMIZE A ENTRADA DE DADOS
Muitos dos processos atuais exigem entradas manuais de informações que poderiam ser evitadas ao utilizar funcionalidades e facilidades oferecidas pelos dispositivos móveis. Por ser um equipamento pessoal, em muitos casos é possível exigir autenticação apenas no primeiro acesso; dados de localidade podem ser adquiridas utilizando as coordenadas de GPS; Fotos podem ser anexadas ao processo utilizando a câmera fotográfica; e por aí vai…

3.    DESENVOLVA UMA INTERFACE INTUITIVA
O uso de dispositivos móveis é marcada pela agilidade. Os usuários tem micro-momentos entre uma tarefa e outra, e aproveita para utilizar o celular. Uma interface simples e objetiva, que permite ao usuário fazer tudo o que ele quer em poucos segundos, favorece o seu negócio.

4.    EVITE APLICATIVOS MULTI-USO.  TENHA UM OBJETIVO ÚNICO PARA CADA APLICATIVO.
Nada de canivete suíço em um único App. Quanto mais funções em um app, mais complexo de usar será. Exemplos? O Itaú tem o App de gerenciamento de contas (mais completo e complexo) e o Tok-Pag, que tem objetivo único transferir dinheiro entre contas, e é bem simples de usar. O Google tem o Google Search, o Gmail, o Google Maps e o Hang-out. O Facebook separou o app do Facebook e do Messenger. E por ai vai…

Resumindo, toda empresa é formada por Processos, Pessoas e Sistemas. Processos e Sistemas simples diminuem dúvidas e problemas, agilizam a execução e potencializam o negócio.

Então lembre-se: “Mantenha isto simples, colega”.

Receba nossas newsletters