Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Blogs / Cruzeiros Fluviais

A hora é agora

As mudanças políticas e econômica haverão de refletir gradativamente nos mais diversos setores da economia, incluindo o turismo. Claro que não se pode esperar uma retomada meteórica do nosso setor, mas certamente já se pode notar sinais claros de recuperação gradual. Vivemos um ano especial com as Olimpíadas e o Brasil estará em destaque no cenário mundial, numa exposição nunca alcançada em toda a história.

Temos que aproveitar as oportunidades geradas pelo clima mais otimista, movidos pela esperança de dias melhores, para reaquecer as vendas. Mais do que nunca o consumidor e os empresários precisam retomar a confiança no modelo de gestão equacionado pelos nossos governantes. E para isso o primeiro passo já foi dado. Independente de posições políticas existe por parte da nação um desejo de mudanças. O Brasil com o seu imenso potencial tem todas as condições para se reerguer como potência econômica.

Certamente os desafios são imensos. No turismo, mais do que nunca precisamos de uma administração profissional, técnica. Necessitamos de programas de incentivo para os mais diversos setores que integram a cadeia produtiva do turismo. Veja o caso do turismo fluvial, um sucesso absoluto na Europa e que, no Brasil, ainda engatinha e se limita a iniciativas isoladas. A operadora Transmundi, que há mais de 10 anos atua no setor, tem nesse segmento seu carro chefe.

Temos mercados potenciais como a terceira idade, os estudantes e tantas outras áreas, que carecem de produtos formatados. A Braztoa tem procurado ampliar suas parcerias para oferecer ao mercado novas opções. Essas iniciativas esbarram em obstáculos como as dificuldades de crédito, a falta de uma legislação mais específica sobre a atuação das OTAs, entre outros temas.

Com as mudanças políticas se renovam as esperanças e expectativas do mercado. A retomada do crescimento econômico deve passar obrigatoriamente pelo turismo, fator gerador de renda, investimentos e emprego. É preciso que haja por parte dos governantes a compreensão da importância deste setor. Para isso, há que se liberar mais recursos para a pasta do Mtur e, ao mesmo tempo, ter uma política com continuidade. Basta lembrar que apenas no governo Dilma tivemos a passagem de quatro ministros pela pasta.

A retomada dos negócios e o reaquecimento nas vendas certamente vão ajudar muito o país a se reerguer. A hora é essa.

Receba nossas newsletters