Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Blogs / Redação ME

Amazônia: uma visita ao melhor da natureza

Paisagem do Rio Negro

Paisagem do Rio Negro

Céu bonito a qualquer hora do dia e natureza como nunca se viu antes. É difícil descrever a Amazônia. Só quem já esteve parado dentro de um barco em plena selva sabe qual é a sensação de vivenciar um dos lugares mais únicos do Brasil.

O M&E embarcou no famtour do veleiro M/V Desafio para conhecer as rotas que o barco faz pelo Rio negro e Rio Amazonas, durante quatro dias e três noites. Com uma programação que misturou aventura e tranquilidade, a experiência não poderia ter sido mais surpreendente.

A viagem proporcionou uma boa impressão logo de início. Os hóspedes são sempre recebidos com um coquetel de boas-vindas no barco M/V, com petiscos típicos da Amazônia e muitas frutas. Depois, fomos apresentados à programação que nos aguardava nos próximos dias num bate-papo com o guia nativo do veleiro.

O veleiro M/V Desafio foi 100% construído de madeira maciça

O veleiro M/V Desafio foi 100% construído de madeira maciça

E lá fomos nós. A primeira experiência foi uma saída noturna de canoa motorizada, que pode ser definida como espetacular. Sob a luz da lua e de estrelas, o enorme rio negro parecia ainda maior que durante o dia e o silêncio da noite só deixou aguçar os sentidos para ouvir os sons da selva. Ao longo da nossa pequena aventura, encontramos alguns animais dormindo nas árvores e outros curiosos com a nossa presença.

A maioria das atividades programadas pela equipe do M/V começam cedo, entre 5h e 6h estão todos de pé, prontos para explorar mais da fauna e flora amazônica. Nesses horários, a dica é reservar alguns minutos para admirar o nascer do dia antes de sair para passeios. Como o Rio Negro tem um pH ácido, os hóspedes não precisam se preocupar com insetos, mas o protetor solar e o chapéu são indispensáveis.

Entre os passeios realizados durante o dia, o destaque é a visita às regiões de mata de várzea, onde a vegetação fica alagada nos meses chuvosos. Imagine navegar por um rio interrompido por árvores centenárias do tamanho de edifícios, é uma sensação única.

Observação de jacaré durante passeio noturno

Observação de jacaré durante passeio noturno

A interação com animais também é oura atividade interessante. Em alguns locais, é possível alimentar macacos, botos e o peixe mais antigo da região, o Pirarucu. É importante lembrar que todos os animais são mantidos em seu habitat natural durante essas visitas. Além das saídas já citadas, os passageiros do barco também fazem trilha, mergulham e entram em contato com aldeias indígenas.

Com tantos passeios, é preciso repor as energias. Para isso, o M/V conta com uma cozinha caseira e de opção para todos os paladares. Tirando o café da manhã, o cardápio dificilmente repete pratos. A dica para aproveitar a cozinha do barco é provar os peixes e tomar suco de guaraná ao acordar. Ambos são alimentos típicos da Amazônia e dão um gosto especial à viagem.

Uma das últimas atrações da viagem é o encontro das águas do Rio Negro e do Rio Solimões

Uma das últimas atrações da viagem é o encontro das águas do Rio Negro e do Rio Solimões

Entre o segundo e o terceiro dia de navegação, o veleiro começa a entrar no Rio Amazonas. Nesse caso, o uso de repelentes é totalmente recomendado. Os passeios de exploração continuam e, no último dia, os passageiros podem curtir um momento mais tranquilo com a pesca de piranhas (os animais são devolvidos para o rio). Para finalizar, o barco passa pelo encontro das águas escuras do Rio Negro e barrentas do Rio Solimões. Depois é só arrumar as coisas e voltar para casa com as lembranças que só a Amazônia pode proporcionar.

Receba nossas newsletters