Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Blogs / Recursos Humanos & Treinamento

Assédio moral no trabalho, fique atento a esse sintoma!

Esse artigo visa conscientizar o maior número de pessoas e gestores do segmento do turismo que são responsáveis pela gestão de recursos humanos, e por contribuir com a saúde dos trabalhadores e da organização.

O Assédio Moral está presente em muitas relações diárias. Esse tipo de agressão se dá por meio de táticas de manipulação entremeadas por atos de extrema generosidade, expondo o trabalhador(a) a situações humilhantes e constrangedoras durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas onde as condutas são desumanas e de longa duração, fazendo com que o agredido sinta-se desestabilizado. O comportamento sutil dos abusadores emocionais (como são chamados esse tipo de agressores) fazem com que a pessoa perca sua autoestima e autoconfiança, fazendo-a pensar que merecem esse tipo de agressão. Nessa forma de abuso, o agressor faz crer que as reações da vítima são apenas demonstração de sua falta de estrutura emocional, atingindo assim a integridade do trabalhador. Trata-se de uma relação sem ética, desumana, desequilibrada, injusta, ilegal e marcada pelo poder e práticas autoritárias.
O assédio moral não é um fato isolado no trabalho, ele se baseia na repetição ao longo do tempo em práticas vexatórias e constrangedoras.
Cabe ressaltar que quando a pessoa é desmoralizada uma única vez não é assédio moral, é um dano moral. O assédio moral se caracteriza pelo ato repetitivo de humilhação.
Os casos de assédio moral, quase sempre são testemunhados pelos colegas de trabalho, que com o tempo vão se sentindo mal e não trabalham mais com prazer.
Existem estudos que apontam os grupos que estão mais vulneráveis ao assédio moral, são eles: os acidentados, mulheres, funcionários críticos e questionadores.
A Organização Mundial de Saúde também está preocupada com a gravidade desse problema, chamando a atenção e alertando que a depressão nas próximas décadas poderá ser uma das mais importantes causas de morte e incapacidade no trabalho.

Abaixo descrevo um case que exemplifica o assédio moral nas relações de trabalho:

Case: Uma cozinheira de determinada empresa sofre constante pressão e perseguição no trabalho por parte de sua chefia.
Abaixo descrevemos algumas frases que sua chefia repetia, inclusive na frente de seus colegas de trabalho, salientando que as mesmas não tinham fundo de verdade, e literalmente eram ditas para agredir a vítima:
– Sua comida não está bem feita!
– A comida hoje está salgada.
– Como pode faltar comida para as pessoas? Você não calculou o suficiente?
Em outro momento, todos os trabalhadores receberam uniformes para o trabalho menos essa funcionária, alegando que não existia uniforme na numeração dela.
Com essa série de acontecimentos, a situação se agrava e a funcionária fica com um quadro de depressão, afastando – se do trabalho.
Após esse período de afastamento a mesma retorna as suas atividades, porém continuava indo com frequência ao médico, e apresentando novos atestados para afastamento.
Esses sintomas com certeza eram de ordem emocional, e acabaram somatizando – se. Percebe-se ainda que esses sintomas e afastamentos eram uma forma dela estar longe do ambiente de trabalho e do agressor, pois só em pensar em retornar ao trabalho, algum sintoma novo era desencadeado.

Fica portanto, o alerta a todos os gestores – observem e fiquem atentos aos possíveis sinais de assédio moral nas organizações onde atuam.

Receba nossas newsletters