Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Blogs / Turismo Digital

Bem-vindo ao Turismo 4.0

A era digital é marcada pela revolução que mudou as nossas premissas e acabou com as nossas certezas. Também é uma era caracterizada pela excitação e medo, pois ao mesmo tempo em que nos entusiasmamos com as novas tecnologias enquanto consumidores, ficamos receosos em relação a quais delas incorporar aos nossos negócios.

Mas essa fase já é passado e estamos entrando numa nova era. Estamos na era pós digital e já convivemos diariamente com as novas tecnologias. É praticamente impossível separar momentos que estamos online ou offline. Estamos ONlife o tempo todo.

Na era pós digital, também conhecida como 4.0, acompanhando a quarta revolução industrial, o mundo real e o virtual se unem. Experiências analógicas e digitais fazem parte da mesma vivência.

No turismo não é diferente. Os viajantes buscam, em todas as etapas da sua jornada de compra, soluções personalizadas, rapidez nas respostas, conveniência e agilidade. E tudo isso na palma da mão.

No Turismo 4.0 assistimos à utilização da Inteligência artificial, Internet das Coisas, Big Data, Computação em Nuvem e Robótica. Companhias aéreas, hotéis, operadoras, empresas de tecnologia, dentre outras, já utilizam essas novas tecnologias para agilizar processos, otimizar recursos e oferecer as melhores experiências aos seus clientes.

A economia colaborativa também é uma “marca registrada” dessa era. A ideia é dividir e compartilhar para proporcionar melhores experiências aos consumidores. Isto explica o sucesso de sites como Airbnb (que agora começa a comercializar hotéis), Uber, Bla Bla Car, Rent a Boat, Splacer, etc.

Mas infelizmente ainda há um grande descompasso no mercado turístico brasileiro. Chatbots eficientes no atendimento ao cliente convivem com empresas que ainda levam quatro ou cinco dias para responderem um e-mail (nesse prazo o potencial cliente nem lembra que solicitou orçamento). Há hotéis que oferecem óculos de realidade virtual para o cliente escolher os passeios no destino, mas também, existem diversos deles com sites antigos, sem presença no ambiente digital, que não acompanharam as mudanças e dificultam (e muito) a vida do viajante.

Também vemos destinos turísticos importantes que mal disponibilizam informações para o viajante planejar suas férias. Ao contrário, poderiam explorar conteúdos interessantes nas redes sociais, contar com chatbots para tirarem dúvidas, divulgar tours 360° e vídeos incríveis para instigar o viajante a conhecer o destino, dentre várias outras possibilidades.

É claro que esse conflito, que parece um embate onde as empresas do século 20 convivem com as do século 21, não é exclusivo do Brasil. Mas é fundamental que empresários e gestores de empresas e destinos turísticos olhem para longe e mirem no futuro.

Não se trata apenas de ter um site bem feito e boa comunicação via redes sociais e disparo de e-mail marketing. Mas sim de entender que o mudo mudou e, consequentemente, o turismo também mudou. Então, é necessário inovar sempre e criar novas soluções para as novas demandas dos viajantes.

Afinal, a única certeza que temos é que as mudanças serão rápidas e constantes. As empresas e destinos turísticos que quiserem desembarcar na era pós digital se sentem como pulando num trem de alta velocidade, em pleno movimento. A transformação digital é assim mesmo. Mas esta viagem não é opcional, é uma imposição dessa era.

Bem-vindo ao Turismo 4.0!

Receba nossas newsletters