Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Blogs / Recursos Humanos & Treinamento

Em tempos de crise, o que investir e priorizar na gestão de recursos humanos no setor do Turismo?

Muitos profissionais da área de recursos humanos e gestores de pessoas, no momento atual que estamos passando se questionam – O que vamos priorizar nesse momento onde nosso budget está mais restrito?

Isso é muito comum nas empresas que ainda não estabeleceram uma cultura de treinamento e desenvolvimento das pessoas, e infelizmente as empresas de pequeno e médio porte do setor do Turismo acabam por reduzir drasticamente as capacitações em tempos de crise.

Mas é fundamental que se priorize as ações para o desenvolvimento de pessoas e os programas de capacitação. Ter nesse momento uma equipe bem treinada é estar preparado para os desafios que teremos nos próximos meses.

Um aspecto importante é garantirmos a retenção dos talentos, e uma das formas é investirmos no desenvolvimento das pessoas. Ao longo dos últimos anos observamos nas entrevistas de seleção e de desligamento que um dos principais motivos que os profissionais vão embora das organizações, é quando sentem que as organizações não propiciam o desenvolvimento para sua carreira. Vale lembrar – não é momento de perder bons profissionais, pois o investimento em capacitação de um novo colaborador, esse sim, pode ser oneroso para a empresa.

Outro aspecto importante da capacitação é proporcionar a motivação para os profissionais que querem e precisam estar em constante desenvolvimento. O profissional motivado e engajado compreende qual é o seu papel, e sua capacidade de entrega é muito maior, ou seja, nesse investimento o retorno está garantido.

Portanto, caros gestores e profissionais de recursos humanos, sejam muito criativos, negociem com seus fornecedores de treinamento, capacitem e desenvolvam multiplicadores, mas não deixem de propiciar aos seus colaboradores um programa de capacitação e desenvolvimento customizado para suas necessidades, pois esse pode ser o diferencial de sua empresa na retomada da economia e crescimento do mercado.

Receba nossas newsletters