Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria e Alimentação

Nova configuração do comando do turismo brasileiro

Nos últimos dias aconteceram mudanças no quadro público do turismo brasileiro, tanto no poder executivo quanto no legislativo. São alterações que, com certeza, irão impactar a hotelaria e a gastronomia.

O novo ministro do Turismo é um político experiente, com histórico parlamentar de realizações, acostumado ao diálogo e à negociação. Tais atributos são fundamentais para o setor, que necessita de interlocução com outros ministérios e esferas de poder. Este é, portanto, um momento oportuno para se implantar a tão desejada conversação Interministerial, em busca de convencimento para as demandas do setor em outras áreas da administração federal.

A cerimônia de posse do novo ministro, no Palácio do Planalto, foi bastante prestigiada pelos políticos e denotou o apreço da Presidência em relação não apenas a Henrique Alves, que chega, mas também a Vinicius Lages, que deixa a pasta.

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) rende aqui homenagem ao ex-ministro. Homem público dedicado, de competência ímpar, que em pouco tempo à frente do turismo soube ouvir todos os segmentos do extenso mosaico empresarial do setor e trabalhar febrilmente pelo crescimento do universo de nossas atividades.

A ida de Vinícius Lages para a chefia de gabinete da presidência do Senado garante acesso privilegiado ao Congresso pelas instituições que representam o turismo. Pretendemos contar com sua colaboração na urgência das votações de matérias de interesse do setor que estão naquela casa e na propositura de legislação específica, que pode nascer dos senadores.

Na Câmara dos Deputados, a eleição de Alex Manente para a presidência da Comissão de Turismo vem se mostrando acertada. Em pouco tempo ele dinamizou a estrutura da comissão e propôs uma legislação para o desenvolvimento setorial, abrangente o suficiente para potencializar a Lei Geral do Turismo e fazer fluir vários projetos de lei que afetam os negócios do setor.

A atuação da Comissão de Turismo em muito será ajudada pela criação de duas frentes parlamentares. A Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento do Turismo (Frentur), comandada pelo deputado Herculano Passos, ex-prefeito de Itu, com grande vivência no turismo de São Paulo. E também a recém-criada Frente Parlamentar pela Qualidade da Hotelaria Brasileira, liderada pelo deputado Cesar Halum, ex-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor na legislatura passada e que, com certeza, saberá harmonizar os interesses empresariais e os direitos dos hóspedes.

Ressaltamos, ainda, no Senado Federal a eleição do senador Davi Alcolumbre, pelo Amapá, à frente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. Alcolumbre comanda uma importante comissão que tem muito para colaborar com a solução de gargalos, como o Projeto de Lei sobre gorjetas e taxas de serviço e o novo estatuto das pessoas com deficiência.

As alterações configuram um quadro de grande potencialidade no avanço do Turismo do Brasil. Cabe a nós empresários estarmos unidos no encaminhamento das demandas, para conseguirmos um ambiente de funcionamento mais produtivo, com benefícios para todos – empreendedores, colaboradores, cadeia de fornecedores e clientes.

Alexandre Sampaio é presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). A instituição é líder sindical patronal dos setores dois setores que representa.

Receba nossas newsletters