Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Reflexão

Avaliando a relação ou o desempenho

O ser humano tem dificuldades em expor seus sentimentos e falar com franqueza o que pensa sobre o outro.

Se isso acontece em nossa vida pessoal, no namoro, casamento, família e amigos, imagina no dia a dia do trabalho? Onde a competição (natural), a lei da sobrevivência e pressão por resultados (as vezes) exerce um papel maior do que o que bem estar individual !

Entretanto, é muito importante ter o habito de reservar um tempo, para discutir a relação.

Observe nos restaurantes, quantos casais passam parte do tempo a mesa, interagindo mais com o mundo de lá (celular) do que com o mundo de cá ( sua companhia na mesa).

Raros olhares, poucas risadas e nada mais em comum.

É frustrante observar que quando algumas pessoas não tem a pratica de reservar um tempo para conversar, quando resolvem faze-lo por força ou pressão do outro lado, o assunto fica sempre em torno daquilo que ficou mal resolvido há mais de 6 meses atrás.

Expectativas de um lado, frustrações de outro.

No mundo corporativo discutir a relação faz parte do ritual das empresas bem sucedidas, que tem uma política de recursos humanos muito bem definida.

Quando não faz parte do dia a dia do gestor, e infelizmente, nem todo gestor tem esta habilidade (de ser franco e sinalizar sempre que necessário), existe o instrumento que é a ficha de avaliação de desempenho, que precisa ser compartilhada, preenchida e enviada ao R.H pelo menos uma vez por ano.

É um ritual, que se levado a serio contribui para um debate e que pode até antecipar algumas decisões e mudanças concretas.

É um desafio e tanto para o profissional saber falar na hora certa, saber ouvir, aceitar feed back, repensar nos processos, rever as atividades e rotinas do dia a dia e quebrar paradigmas, mas para isso precisa ter pré-disposição e bom senso .

As ferramentas disponíveis para avaliação são muito importantes para criar o motivo e a oportunidade de reservar oficialmente um tempo para sintonizar todos com a mesma visão do negócio, e avaliar seu desempenho, gerenciamento de suas tarefas, a sua comunicação com mercado, o relacionamento entre os colegas e o modelo adequado de liderança.

Seria muito bom se as relações fossem tão transparentes que não precisasse esperar o tempo e o vento para buscar no passado os objetivos do futuro.

Quando assumimos o papel de gestor, além de gerar resultados, temos que ter atitudes e agir com muita responsabilidade , para que a vida das pessoas que fazem nossa vida acontecer, aconteça na vida delas também. Afinal ninguém cresce sozinho e cada um tem sua importância na etapa em que é o responsável.

Compartilhar, reconhecer e comemorar, sempre.

Discutir a relação, avaliar desempenho, identificar oportunidades para desenvolvimento, é sempre muito saudável quando de fato, nos importamos genuinamente com os outros e a expectativa é que a reciproca seja verdadeira.

Mas quando identificamos no ambiente, que dentro do grupo, há valores individuais que não estão em harmonia com a organização, naturalmente não podem ser compatíveis com os nossos. Neste caso, não é bom esperar a avaliação anual ou reservar um tempo para tomar uma decisão, basta reservar uma hora, o quanto antes, pelo bem estar de todos.

O importante é conviver, parte de nossa vida, com pessoas que tenham valores, semelhantes ao nosso e que fazer avaliação ou discutir a relação é apenas uma atualização corriqueira e saudável, do nosso dia a dia.

Receba nossas newsletters