Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Reflexão

Juntos somos mais

É incrível imaginar como uma ideia pode tomar corpo em tão pouco espaço de tempo. Foi de uma reunião entre profissionais de destinos de todo o Brasil, realizado na WTM Latin America em abril, da troca de experiências e do debate sobre os desafios na área de turismo, eventos e viagens, dos obstáculos oriundos de profissionais ou entidades pouco comprometidas com o desenvolvimento do setor e da fragilidade em defesa de interesses perante o poder público, surgiu a UNEDESTINOS, União Nacional de CVBx e Entidades de Destinos.

 Oito meses depois, muita coisa aconteceu. Reuniões com a Embratur, Ministério do Turismo, Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, estande próprio na ABAV, adesão no Conselho Consultivo de 10 importantes Entidades Nacionais e uma Internacional, aumento da base de destinos associados e, por fim, fechando o ano com chave de ouro, a realização do 1º UneCongresso, evento que superou todas as expectativas reunindo quase 100 profissionais do Brasil inteiro, representado por 30 destinos e diversas entidades, que aconteceu no Costão do Santinho, em Florianópolis, SC, de 10 a 12 de dezembro.

O sucesso do encontro reflete a urgência da união brasileira em prol de uma representatividade legítima de CVBx e entidades de destinos. Reflete, ainda mais, os eixos estratégicos bases da UNEDESTINOS, por reunir cases e projetos realizados e assuntos de interesse coletivo; abrir canais de negociação com as autoridades (executivo, legislativo e judiciário), abordando temas de interesse do setor e compartilhando os resultados; e organizar encontros entre entidades associadas. Ou seja: compartilhar, representar e profissionalizar.

Sabe-se hoje como o setor de turismo tem potencial e é uma das principais esperanças para combate à crise, seja por meio de atrativos naturais e culturais, seja por viagens de eventos e negócios, com grande destaque para o segmento MICE. Paixão pelo que faz, inovação, estratégia, apresentação de cases e networking. Todo o conteúdo focou na elevação da competitividade entre destinos brasileiros, atendendo a uma demanda de aprimoramento e capacitação profissional, principalmente dos envolvidos com marketing de destinos e captação de eventos. Desta troca de experiências, procuramos trazer luz aos desafios dos próximos anos do turismo para todo o Brasil e América Latina

E assim, deste encontro nasceram soluções. Desmistificamos a concorrência entre CVBx e colocamos em prioridade a urgência de um calendário de eventos nacional, afinal, o processo de captação de eventos associativos é um ciclo sem fim, sem espaço para amadores; tiramos do papel a criação do Convention-Escola, onde CVBx realizam benchmarking entre si, a fim de trocarem e ensinarem as melhores práticas em busca da excelência, entre muitos outros assuntos. Tantos, que não caberiam em um único encontro. Por isso, o 2º UneCongresso já está confirmado para junho de 2016, em São Paulo.

O congresso vem reforçar o que norteia a missão  da UNEDESTINOS em representar e promover os interesses do setor e dar o devido reconhecimento das atividades das entidades de destinos, contribuindo para o fortalecimento econômico, social, educacional e político a área, junto aos mercados, à sociedade civil e às autoridades governamentais, além de promover a captação, geração, apoio e incremento de eventos em geral e promover os destinos.

Receba nossas newsletters