Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Reflexão

O Brasil volta a vencer

Imagine a nossa Pátria em primeiro lugar no pódio de uma competição mundial, na frente de países como China, França e Suíça. Melhor ainda, com um desempenho inédito em anos. Pense nas equipes concentradas, jovens talentos em destaque e a torcida transpirando otimismo. Na verdade, tudo isso aconteceu. Não se trata de um evento esportivo, mas sim, da WorldSkills São Paulo 2015, que acaba de ser realizada na cidade e contou com o trabalho do São Paulo Convention & Visitors Bureau em sua captação e um desempenho exemplar da delegação brasileira nos resultados finais.

Foram anos no processo de captação, com inúmeros dossiês, encontros, visitas de inspeção e oportunidades de negócios geradas, para fazer da capital paulista arena da maior competição de educação profissional do mundo. Em seus quatro dias de evento, realizado no Parque Anhembi, os 1,2 mil competidores e público estimado de 200 mil visitantes consolidaram São Paulo como capital dos eventos e polo de conhecimento. Em uma pesquisa prévia feita pela São Paulo Turismo, destacou-se que 77% do público entrevistado aprovou a cidade como sede para encontros dessa magnitude.

Megaeventos esportivos, como foi com a Copa do Mundo e será com as Olimpíadas, têm chamado mais a atenção. Entretanto, o Brasil passou a ser visto também como destino certo para eventos de variados tipos e tamanhos, dos negócios ao lazer. São Paulo é exemplo, principalmente no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). Somente este ano, a área de Eventos Internacional do SPCVB garantiu grandes conquistas na captação de eventos, essenciais tanto para alavancar o comércio de bens e serviços na capital, equilibrar o déficit existente no envio e recebimento de visitantes no País, quanto na importância dos assuntos abordados. Entre eles se destaca a Conferência Mundial da Dessalinização e Reuso da Água, para 2017.

O tema é urgente em diversas partes do mundo, incluindo Brasil e São Paulo, e vai reunir profissionais de todo o planeta para discutir e trazer novidades de uma alternativa viável para a escassez e mau uso da água. Neste mesmo ano, também em eventos internacionais captados com o apoio do SPCVB, acontecerá o Simpósio Internacional de Aspectos Geotécnicos de Construção Subterrânea em Solo Macio e a Conferência Internacional em Agentes Autônomos e Sistemas Multiagentes. Somente esses três devem atrair mais de 5 mil visitantes.

Reforçando a medicina como a maior tipologia entre os eventos realizados em São Paulo, foram captados para os próximos quatro anos, com apoio da área de Eventos Nacional do SPCVB, o Simpósio Internacional de Neurociências, Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular, Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, Congresso Brasileiro de Hansenologia, Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química e Congresso Brasileiro de Coluna. Juntos, devem atrair mais de 10 mil visitantes.

Não é a primeira vez que tanto o turismo quanto o segmento MICE são vistos como arma contra a crise. Além de alavancar a cadeia produtiva do turismo, eventos e viagens, acionam a economia interna e atraem visitantes nacionais e estrangeiros, estes, responsáveis por injetar US$7 bilhões no País no último ano, contra US$25,6 bilhões gastos por brasileiros em viagens ao exterior. A Organização Mundial do Turismo apontou que o setor cresceu 4% em todo o globo em 2015.  Da seguinte maneira, percebe-se ainda uma grande caminhada para a economia brasileira voltar a vencer, mas algumas rotas já estão traçadas e diversas conquistas são colhidas pelo setor.

Receba nossas newsletters