Desde que comecei a trabalhar com promoção de destinos em 2001… aff como passa rápido… pergunto-me o que poderíamos fazer a mais para que a indústria do turismo por inteiro (operadoras, agências, companhias aéreas, OTAs, consolidadores, seguradoras, hotéis, associações, etc) entendesse quanta ajuda um destino pode dar e quantas parcerias produtivas e duradouras podem ser feitas, gerando resultados a todas as partes envolvidas.
Às vezes, infelizmente, ainda sinto que a indústria em geral enxerga os destinos (Escritórios de Turismo) como algo puramente institucional. Acreditam que a única coisa que podem conseguir do “governo” é uma verba adicional para uma ação pontual ou as vezes nem isso, fechando assim as portas para qualquer possível cooperação.
Fico muito surpresa, quando nos dias de hoje, vejo que a lógica básica da existência dos escritórios de turismo não é compreendida e bem usada pela indústria. Ainda não está claro que nosso ganho é LITERALMENTE o ganho de todos e, consequentemente, nossa maior meta é assistir da melhor forma a todos os “players” do segmento de turismo, fazendo com que mais passagens, noites de hotéis, atrações, seguros e variedade de itinerários sejam promovidos e vendidos para os nossos destinos. Na verdade, estamos aqui para aumentar os números de brasileiros visitando e explorando por inteiro nossos destinos, assim gerando mais negócios para as empresas de turismo em geral.
Para esclarecer alguns pontos e facilitar o melhor uso de nosso expertise e de nossas plataformas, vou usar este post para citar alguns exemplos do que podemos fazer (não somente a GVA mas também todos os escritórios de turismo ou suas representações) com todos vocês para incrementar vendas e oportunidades de negócios.
- Reuniões com operadores e agentes, presenciais ou por Skype, com o time de produtos e vendas. Somente o destino ou, em parceria com hotéis e companhias aéreas, para ajudá-los a melhor desenvolver um itinerário customizado para seus clientes e/ou agentes;
- Treinamentos para operadores e agentes, presenciais ou por Skype, com todos os departamentos da empresa. Somente o destino ou, em parceria com hotéis, companhias aéreas, seguros viagens e outros, para ajudá-los a melhor vender o destino e parceiros;
- Cafés da manhã, almoços e jantares para operadores, agentes ou até consumidores finais, em parceria com operadores, agentes, hotéis, companhias aéreas, seguros viagens e outros, para melhor apresentar o destino e parceiros, fortalecendo relacionamento e criando oportunidades de novos negócios;
- Parcerias com operadores, agentes, hotéis, companhias aéreas, seguro viagens e outros, em sales blitz e roadshows para melhor aproveitar o potencial de cada mercado;
- Disponibilização de todas as plataformas de comunicação do destino para promoção de produtos e serviços relacionados ao mesmo, incluindo website, canais de mídia sociais, newsletters, blogs, plataforma de e-learning e outros;
Tudo linkado e interligado, para todos e com todos, garantindo assim melhor aproveitamento de cada atividade e a certeza de um retorno rápido e qualificado aos envolvidos.
Por isso, enfatizo novamente, usem e abusem, estamos aqui para vocês e com vocês. Além da expertise do destino, temos também a experiência em marketing e relacionamento somados a muitas plataformas de promoção. Com budget ou sem ele, a criatividade sempre presente vinda da paixão que temos pelo que fazemos com certeza lhe será de grande ajuda.