Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

ABAV 2017

FBHA: Taxação do Airbnb deve ser revertida para o Turismo

Alexandre Sampaio, da FBHA

Alexandre Sampaio, da FBHA

Cobrar uma taxa das acomodações e revertê-las para o desenvolvimento turístico dos municípios, essa é a proposta da FBHA em relação às plataformas de hospedagens colaborativas, como o Airbnb. Segundo Alexandre Sampaio, presidente da entidade, a FBHA vai enviar um documento com 22 ideias para o Turismo para 2022. A ideia é incluir o estatuto no Plano Nacional do Turismo.

“Temos 22 ideias, mas o principal foco é a legalização dos aplicativos e ferramentas de economias colaborativas. A nossa sugestão é que seja cobrada uma taxa de 15% dos apps e que essa verba seja revertida para os órgãos municipais de promoção turística a fim de desenvolver o setor na região”, apontou Sampaio que afirmou que o objetivo não é proibir a atuação dessas plataformas, mas regularizá-las. “Essa é a forma mais lógica, sustentável, e melhor aceitável de fazer isso”, esclareceu o executivo.

Questionado sobre o pedido da ABIH de desoneração para a hotelaria, Sampaio disse que a ideia é interessante, mas acredita que seja difícil de ser aprovada pelo Supremo. “Se aprovada, é uma discussão interessante”, concluiu.

Outro pedido é que estas hospedagens fiquem fora das áreas hoteleiras, suprindo uma necessidade de demanda. “Assim elas não concorrem diretamente com a hotelaria”, finalizou.

Receba nossas newsletters