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Feiras e Eventos

Masterplan Paraná Turístico fomenta destinos emergentes no estado

Jacó Gimenes, da Paraná Turismo

Jacó Gimenes, da Paraná Turismo

Há dois anos, o estado do Paraná desenvolveu o Masterplan Paraná Turístico 2026, com ações para o setor de turismo para os próximos dez anos. O plano foi elaborado de forma integrada entre governo estadual e as 14 regiões turísticas do estado. O objetivo é promover os destinos paranaenses sem que a mudança de governo possa inviabilizar sua continuidade. A estratégia é de longo prazo e prevê quatro eixos de trabalho: memória (resgate de tradições), excelência nos serviços (capacitações), mercado (foco no doméstico), e agenda estruturante com revitalização do Cepatur, criação do fundo de desenvolvimento do estado e reestruturação da Paraná Turismo.

Segundo Jacó Gimenes, presidente da Paraná Turismo, o Masterplan já entrou em vigor desde 2016 e serviu para um redirecionamento do turismo com os eixos propostos. “O turismo já existe no estado, mas temos muita força em destinos como Curitiba, Foz do Iguaçu e Paranaguá/Ilha do Mel, que são os chamados indutores pelo Mtur. Mas queremos ir além disso e promover turismo em todos os destinos com potencial de exploração”, comentou.

De acordo com o presidente, o pacto é por criar destinos inteligentes, com forte investimento em observatórios para obtenção de dados para traçar estratégias. “Sem medição não temos informação que comprovem a eficácia de uma ação. Precisamos ter certeza do retorno dos investimentos feitos”, disse. Além disso, o estado lançou seus 20 destinos emergentes, que fogem do circuito já conhecido. Esses destinos são trabalhados em feiras e eventos para maior conhecimento do público e cada um dele apresenta perfil e características únicas de turismo.

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