Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Fotos

7ª Feiratur começa e enfatiza crescimento do setor rural (Veja fotos)

.

.

O clima interiorano esteve presente neste dia de sol na capital paulista. Calor; céu aberto e o cenário da 7ª edição da Feira Nacional de Turismo Rural contribuíram para criar em plena metrópole uma sensação gostosa de visita ao campo.

A feira; que está sendo realizada no parque da Água Branca; em São Paulo; teve abertura oficial por volta das 9h30. Pouco tempo depois; uma Reunião da Comissão de Turismo Rural de SP teve lugar no evento. Nela estavam presentes João Pacheco Neto; presidente da Câmara Setorial de Lazer e Turismo no Meio Rural; Luiz Flaviano Furtado; coordenador estadual da Secretaria de Esporte; Lazer e Turismo; Armando Campos Mello; presidente da Ubrafe (União Brasileira dos Promotores de Feiras) e Nelson Pedro Staudt; Secretário Geral das Câmaras Setoriais da Secretária de Agricultura e Abastecimento; que comentaram brevemente sobre a importância do turismo rural para o país e agradeceram a presença dos convidados e público.

De acordo com Pacheco Neto; o turismo rural é uma alternativa de renda para o agricultor: “Se ele produz leite; ele continuará produzindo leite; mas ele pode aproveitar coisas que as vezes ele não aproveitaria. A pessao tem que agregar valor aos produtos que já vinha produzindo porque o agricultor normalmente tem a sensação de que o que ele faz não é interessante. Mas o que a gente vê hoje é que as pessoas estão carentes desse contato com a vida campestre; com a vida natural. É isso que faz o turismo rural crescer”; explicou. E continuou: “É preciso darmos; cada vez mais; atenção à importância do turismo rural. Esta feira é para isso e é um ponto de encontro para essas pessoas.”

Segundo Andreia Roque; presidente do Idestur (Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural); também presente na reunião e na coletiva de imprensa e porta-voz oficial do evento; o turismo rural passa; agora; por um desenvolvimento pronunciado: “Temos um projeto de lei que vai para votação no Senado que fará com que o turismo rural passe a ser parte do trade de turismo. Isso será uma mudança significativa. O que queremos mostrar é que o turismo rural vai muito além dos destinos e passeios: ele também é turismo de negócios. Essa é a maior feira do segmento na América Latina e a segunda maior no mundo. E esse é um trade de turismo; mas que não deixa de ser agrícola”; comentou.

Para Furtado; o turismo do Estado de São Paulo vê no interior o seu futuro: “Quando se pensa em turismo em São Paulo as pessoas costumam lembrar apenas do turismo de negócios. Mas nós sentimos; hoje; que precisamos resgatar os valores e a cultura do interior; apostar nisso”; enfatizou.

Em uma parte da feira; estandes de diversos estados divulgando destinos e produtos podem ser conferidos pelos visitantes. O de Minas Gerais; por exemplo; está divulgando a Estrada Real; enquanto o de São Paulo; o maior do evento; divulga destinos; bebidas e comidas. Há também um espaço dedicado apenas à 2ª  Rodada de Negócios da Feiratur; onde há diversas mesas dispostas e que funcionam como palco para consolidação de negócios entre os profissionais.

Nelson Pedro Staudt, Luiz Flaviano Furtado, Armando Campos Mello, João Pacheco Neto

Receba nossas newsletters