Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Fotos

Atout France investe na divulgação de destinos ultramar

Brieuc Pont, cônsul da França em SP, e Carolina Putnoki, da diretora do Atout France na América Latina

Brieuc Pont, cônsul da França em SP, e Carolina Putnoki, da diretora do Atout France na América Latina

A França é o país que mais recebe turistas no mundo. O que pouca gente sabe é que existem territórios a serem explorados pelo Turismo além dos 543.965 quilômetros quadrados do país. São os chamados destinos ultramar – territórios franceses localizados fora da França. Tahiti, Saint Martin, Saint Barth, Guiana, Martinica, Polinésia, Ilha da Reunião e Guadalupe possuem inúmeros atrativos e características com potencial de atrair turistas brasileiros.

Para dar início a esta divulgação no Brasil, o Atout France promoveu, na tarde desta terça-feira (29), um evento na residência oficial do cônsul Geral da França em São Paulo, Brieuc Pont. Além de uma apresentação sobre os destinos, o almoço contou com um debate com operadores sobre o potencial, características e viabilidade destes destinos. A discussão foi mediada pelo editor-chefe do Mercado & Eventos, Anderson Masetto.

“São destinos diferentes e com muita diversidade. A França tem territórios em todo mundo e os turistas brasileiros podem ter muito interesse ao que estes destinos se propõem”, disse Pont. “Temos as Antilhas Francesas e também a Guiana, que faz do Brasil o país com a maior fronteira com a França”, complementou.

Caroline Putnoki, diretora do Atout France na América Latina destacou o exemplo do Tahiti, que há cerca de quatro anos iniciou um trabalho no país e já ampliou o número de brasileiros nas ilhas do país. Ela citou ainda Saint Martin, Guadalupe, Saint Barth e Martinica. “É o lado francês que se mistura com o Caribe. É importante lembrar o padrão de qualidade europeu, além da segurança e exclusividade” afirmou. “No caso do Tahiti, os brasileiros se deram conta de que há muito mais que sol e praia e muita cultura para ser explorada. Esta é uma característica das ilhas francesas no Caribe”, completou.

Rogério Guerra, da Gol, participou do debate

Rogério Guerra, da Gol, participou do debate

PESQUISA

Antes do evento, o Atout France realizou uma pesquisa com os operadores brasileiros sobre os destinos Ultramar. Entre as conclusões, 21% dos clientes são adultos entre 30 e 50 anos e 17% casais. O principal nicho explorado nestes destinos é o luxo, citado por 29% dos entrevistados, seguido de exóticos, com 27% e Lua de Mel, com 24%. Tahiti é o destino mais programado pelos operadores pesquisados, com 54%, seguidos de Saint Barth, cruzeiros no Caribe, com 8% empatado com Guadalupe e Saint Martin.

Samuel Braconnier e Jérôme Siobud, do Turismo de Guadalupe, com Rogerio Guerra, da Gol: destino negocia voo direto com a companhia brasileira

Samuel Braconnier e Jérôme Siobud, do Turismo de Guadalupe, com Rogerio Guerra, da Gol: destino negocia voo direto com a companhia brasileira

GUADALUPE

Questionados, durante o debate, qual o principal obstáculo para a venda destes destinos no Brasil, os operadores citaram a conectividade aérea. Isso porque os clientes que buscam por exclusividade e luxo dificilmente se sujeitam a voos de conexão muito longos. Isso, no entanto, está prestes a mudar. Uma vez que uma delegação de Guadalupe esteve no país para negociar um voo direto com a Gol. Embora as tratativas ainda estejam em andamento, a expectativa é de duas frequências por semana.

Veja abaixo as fotos do evento:

FOTOS: Eric Ribeiro

Receba nossas newsletters