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Destinos / Fotos

Plano Catarina: R$ 650 mil investidos e metas até 2020 (veja fotos)

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Acaba de ser lançado em Florianópolis; o Plano Catarina: Plano de Marketing Turístico do Estado. Com investimentos de R$ 650 mil; o estudo prevê metas e ações até 2020. A cerimônia que ocorreu durante toda a manhã desta quarta-feira (31/03) contou com a presença de autoridades como a presidente da Embratur; Jeanine Pires; o secretário de Turismo; Cultura e Esporte; Gilmar Knaesel (que deixa o cargo ainda hoje) e do presidente da Santur; Valdir Walendowsky.

“Buscamos o alinhamento da nossa promoção com o mercado consumidor. Precisamos apresentar o que o público quer. A partir desse plano; vamos melhorar nossos produtos. Esse não é um plano fechado; ele vai avançando com o tempo. Estaremos sempre dialogando para saber o que mudar. Santa Catarina vai se tornar destino de turismo ativo do Brasil”; explicou Valdir ao MERCADO & EVENTOS. Flávio Agustini; diretor de Turismo da Santur; completou: “Nossos produtos e destinos não devem ser apenas conhecidos; mas precisam estar bem posicionados”; justificou.

Josep Chias; da Chias Marketing; responsável pela elaboração do Plano Catarina; não pôde comparecer por problemas de saúde. Sua sócia e consultora; Patrícia Servilla; fez então uma pequena apresentação de tudo o que foi levantado durante o tempo de pesquisa. “Esse não é um plano de desenvolvimento; mas uma estratégia de marketing para os produtos e segmentos. A principal finalidade é gerar empregos e distribuir renda”; explicou. Segundo os dados; atualmente; Santa Catarina recebe cerca de 21 milhões de turistas por ano; sendo 95% de visitantes internos e 5% de estrangeiros.

De acordo com ela; o estado possui mais oportunidades do que ameaças. “A qualidade da oferta turística no mundo está evoluindo. Ou seja; competir hoje é bem mais difícil do que há alguns anos. Então Santa Catarina não pode ficar para trás. O aproveitamento dos produtos do estado é de apenas 51%; a ideia é alcançar pelo menos 80%”; disse. Para concluir; ela foi enfática: “Até 2020 Santa Catarina deve ser o líder no turismo sustentável brasileiro e uma referência mundial pelo seu modelo de desenvolvimento”.

A presidente da Embratur; Jeanine Pires; lembrou da importância de executar o que está programado. “Outros planos de marketing já foram criados em outros estados do Brasil e colocados de lado. O Plano Catarina não fica velho nunca e posso chamá-lo de irmão do Plano Aquarela 2020. É isso que o turismo precisa. É preciso parar de achar e trabalhar em cima de dados concretos; de pesquisas”; sugeriu. A dirigente ainda fez questão de afirmar a força do estado no exterior; o que gerou aplausos. “Santa Catarina é o destino emergente do Brasil no mercado internacional”; ressaltou.

Gilmar Knaesel finalizou as apresentações com uma promessa: “Deixo o cargo de secretário hoje e volto para a Assembleia Legislativa. Vamos lutar para transformar o Plano Catarina em Lei Estadual. Assim; será garantida sua continuidade sempre”. Ele contou que no próximo dia 2 de abril; o governador vai revelar o nome do escolhido para assumir a pasta de Turismo; Cultura e Esporte.

Sobre o Plano – Foram mais de 5;8 mil horas e dez meses de trabalho; 27 técnicos envolvidos diretamente; 85 municípios visitados; 11 seminários; 1;7 mil turistas entrevistados; 500 atrativos e 130 documentos analisados. A região Caminhos da Fronteira; como foi criada recentemente; acabou ficando de fora do estudo.

Em conjunto com técnicos da Santur; a Chias Marketing realizou 29 viagens técnicas. Depois de concluídas as visitas; foram selecionados e priorizados 127 produtos do estado para a promoção turística em 11 segmentos.

Valdir Walendowsky, Jeanine Pires e Gilmar Knaesel

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