Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Fotos / Redação ME

Saint-Martin: Caribe com sotaque francês; conheça mais sobre o destino



Palmeiras lembram que ilha com toque francês fica no Caribe
Consegue imaginar a sofisticação e o serviço de primeira da Europa com a animação, o calor e a beleza natural do Caribe? Isso tudo é possível em Saint-Martin/Sint-Maarten, uma ilha com cerca de 90km². Embora pequena no tamanho, ela é grande em diversidade, com uma rica cultura e gastronomia.

Isso porque, há mais de 400 anos, o destino é divido entre duas nações: ao norte da ilha, Saint Martin, de administração francesa e, ao sul, Sint-Maarten, de domínio holandês. A peculiaridade colabora para um mix de charme, agito e internacionalização, afinal, mais de 100 nacionalidades coexistem na pequena área. De coexistência pacífica, o local é apelidado de Friendly Island (ilha acolhedora).

Diferente de outras ilhas da região, ali é possível encontrar muito mais que resorts all inclusive. Rodeada do mar azul-esverdeado típico do Caribe, tem todo o lifestyle da França, com uma elegância e graça inigualável. Com 37 praias de areias fofas, o lado francês da ilha conta com opções tranquilas e até desertas para aqueles que desejam fugir da badalação da parte holandesa, com suas boates e cassinos. Esportes aquáticos, passeios de jipe, trilhas e compras tornam a ilha um destino completo e plural.

Aos amantes de gastronomia, uma dica: vá preparado para ganhar uns quilinhos durante a viagem. Considerada a capital culinária do Caribe, tem seis dos 50 melhores restaurantes da região. Ao todo, o destino conta com 450 estabelecimentos, sendo 300 apenas na parte francesa, que dão um toque adocicado e apimentado – tradicional das especiarias caribenhas – aos pratos típicos franceses. Um mistura de cheiros e sabores de enlouquecer o paladar.

Meios de transporte para todos os gostos – Por que andar a pé ou de carro se existem tantas outras opções interessantes para passear? Alugue um Segway e teste seu equilíbrio em cima de duas rodas. Ou então, que tal pilotar um bote? O Aqua Fun Ride leva os turistas para conhecer a ilha em uma excursão aquática. Ideal para conhecer as praias de um ângulo diferente. E os visitantes ainda podem por à prova as habilidades de direção.

Todo o trajeto é feito em botes pilotáveis de dois lugares. Para brincar não é necessário ter carteira de motorista, apenas ser maior de 18 anos e um espírito aventureiro com apreço por montanhas-russas. Isso porque, em alto mar, o barco pula de onda em onda, na melhor imitação dos brinquedos de parques temáticos. É o ‘com emoção ou sem-emoção’ no melhor estilo do Caribe.

Prefere um meio mais ‘tradicional’? Alugue um barco e faça a festa em alto-mar. Aproveite para conhecer as ilhas Pinel e Tintamarre, pertencentes à Saint-Martin. Não esqueça o equipamento de snorkel. Tartarugas marinhas, peixe coloridos, arraias e outros animais podem ser observados nas proximidades de Tintamarre.

Adentrando a ilha, uma região árida dá lugar às árvores e palmeiras. Antigamente Tintamarre abrigava uma pista de pouso, hoje coberta por plantas e rochas. Escondido entre as árvores, a carcaça de um antigo avião abandonado traz um cenário cinematográfico, no melhor estilo do seriado Lost. Como não possui uma trilha demarcando o território e nem sinalizações, apenas os moradores locais e alguns poucos guias conhecem o lugar exato, por isso, não é recomendável que os turistas explorem a região sozinhos.
Ao contrário de Tintamarre, que por ser deserta não possui infraestrutura para alimentação, a ilha de Pinel, por sua vez, conta com dois restaurantes e cadeiras confortáveis para pegar um bronzeado. Ou então, para quem deseja queimar as calorias do almoço, o local disponibiliza aluguel de caiaques e pranchas de Stand-Up Paddle.

Para esportes mais radicais, visite a badalada Orient Bay. Banana boat, jet ski, windsurf e até cama-elástica aquática, tudo é possível nesta praia. Que tal um passeio pelos céus, observando os diferentes tons de azul do mar e sentindo uma brisa refrescante no rosto? Faça um voo de Parasail, uma das atividades mais relaxantes da praia, onde o aventureiro, preso por um paraquedas, é puxado por uma lancha em movimento.

Outro esporte que vêm ganhando cada vez mais espaço nas praias ao redor do mundo é o Flyjet, Flyboard ou Jet Led Flyer. Sensação do momento, o Flyboard parece um equipamento saído de um filme futurista. Criado pelo francês Franky Zapatta em 2012, o esporte funciona como uma mochila a jato. Chegando a sete metros de altura, a mochila utiliza a água do mar como sistema de propulsão, fazendo com que o piloto “flutue” sobre o mar.

Durante a noite não deixe de conhecer o Calmos Café. Apesar do nome, o bar/restaurante não é nada parado. Às quintas-feiras o local realiza uma festa de ritmos latinos e caribenhos. Na beira da praia, a areia vira uma pista de dança e convida turistas e moradores a se esbaldarem enquanto molham os pés nas ondas do mar.

Dois países, duas capitais, três línguas – Embora tenha duas nacionalidades, falam-se três idiomas em St. Martin, o holandês, o francês e o inglês, adotado para facilitar a vida dos turistas. A ilha também conta com duas capitais: Philipsburg, do lado holandês e Marigot, onde fica a maioria dos restaurantes de St. Martin. Importante lembrar que, mesmo administrada por dois países diferentes, é possível transitar livremente entre os dois lados.

Além do Euro e do Florin, a região também utiliza o Dólar, favorecendo o câmbio para os turistas. Outra vantagem é que muitas lojas e até mesmo barracas de artesanato utilizam a conversão do euro igual ao dólar.

Loterie Farm: arvorismo, tirolesa e muito luxo – Depois de dias na água salgada, faça uma pausa em um dos melhores complexo de piscinas de Saint-Martin, o Loterie Farm. Imitando um oásis, o local abre suas portas para uma floresta tropical que mistura turismo de aventura e luxo. O espaço é responsável por preservar 54 hectares de reserva natural.

Bangalôs privativos dão um toque de exclusividade ao local, possibilitando que grupos de amigos e famílias tenham uma diversão mais reservada dos olhos dos outros clientes. Além de piscinas frias e de uma jacuzzi aquecida, o Loterie Farm disponibiliza um espaço de arvorismo e tirolesa, e diversas trilhas em meio à floresta.

Onde ficar – De hotéis mais simples aos luxuosos cinco estrelas, a ilha conta com opções para diversos bolsos. Com uma estrutura mais simples, porém mais reservado, o Resort Mercure Marina and Spa, é uma opção para aqueles que desejam alinhar bons serviços com privacidade.

Para quem busca hotéis de alto luxo, com direito a mordomos, muito charme e refino. O La Samanna, único hotel cinco estrelas do lado francês da ilha, é definitivamente a escolha certa. Com mais de dez tipo de acomodações entre 37m² e 156m², a hospedagem ainda disponibiliza oito vilas de três ou quatro quartos com 120m². As vilas são ideais para famílias e casais viajando juntos. O serviço concierge e a piscina privativa torna toda a experiência única. Outra opção é alugar uma das casas da região. Verdadeiras mansões, entre seis e 12 quartos, com as mais diversas decorações e as vistas mais lindas da cidade estão à disposição dos turistas.

Já os hóspedes que não abrem mão do serviço all inclusive tão procurado no Caribe, a rede Riu, famosa por suas unidades em Cancun, México, República Dominicana, Jamaica e outros destinos, está entre os mais procurados.

Voando baixo – Famosa praia do lado holandês da ilha, Maho Beach atrai diariamente diversos curiosos, que se reúne para ver o espetáculo do pouso dos aviões. Com uma curta faixa de areia, a praia fica em frente ao Aeroporto Princess Juliana, fazendo com que os aviões sobrevoem bem perto da praia. Uma sensação única de ver uma aeronave passando por cima da cabeça dos banhistas. O ‘show’ tem início as 10 e vai até às 15 horas mais ou menos, com a chegada de aviões de diversos tamanhos.

Como chegar – A ilha é reconhecida por seu grande número de conexões internacionais. O destino é o segundo do Caribe com o maior número de voos aéreos, com ligações para Europa e Estados Unidos. Do Brasil, a melhor opção é via Copa Airlines, que realiza uma breve conexão no Panamá, hub da companhia.

Encante-se com o destino:

Receba nossas newsletters