Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades / Destinos / Fotos

M&E conhece maior coleção de carros de brinquedo do RJ; veja fotos

Olha só a paixão de José Augusto pela Ferrari

Acervo fica em Petrópolis-RJ é particular e ainda não é aberto ao público

PETRÓPOLIS, RJ – Além de todas as atrações e peculiaridades que a Região Serrana do Rio oferece, a cidade de Petrópolis ainda reserva segredos inimagináveis para aqueles que são apaixonados por automobilismo e literatura. No bairro de Itaipava-RJ, as margens da BR-040, uma casa chama a atenção: a histórica La Grande Vallée.

Veja a galeria de fotos abaixo

La Grande Vallée já foi casa do francês Antoine de Saint-Exupéry, ex-piloto da Aeropostale (atual Air France) e escritor de um dos livros mais vendidos de todos os tempos: “O Pequeno Príncipe”. Atualmente, é propriedade de José Augusto Wanderley, que hoje tem a missão de contar toda a história do escritor e de suas passagens por Petrópolis-RJ, em visitas com data e hora marcada. A família é dona da casa desde 1930.

Mas é nos fundos do terreno considerado histórico pela TurisPetro, órgão de promoção turística de Petrópolis, que fica um acervo inimaginável para os apaixonados pelo automobilismo. A La Petite Galerie de Jouets (A Pequena Galeria de Brinquedos), como é conhecida, conta com mais de 6.000 peças de miniaturas de automóveis, ônibus, trens, lanchas, aeronaves, trens, posters, quadros, bonés, camisetas e livros distribuidas por cinco salas.

Uma infinidade de tamanhos, marcas e estilos de veículos de miniatura

Uma infinidade de tamanhos, marcas e estilos de veículos de miniatura

É um acervo extremamente rico, mas que ainda não faz parte das oficiais atrações turísticas de Petrópolis. O próprio José Augusto afirma que ainda não está preparado para abrir o grande acervo ao público, mas desde 2015 virou alvo da TurisPetro para que a galeria se torne mais um atrativo da cidade histórica e se junte ao passeio pela casa do escritor de “O Pequeno Príncipe”, uma forma de conjugar duas visitas num único local.

Em entrevista ao M&E, Roberto Florêncio, diretor de Turismo e Eventos da TurisPetro, reconheceu a importância do lugar e afirmou que tenta convencer José Augusto a abrir o acervo para o público há três anos. “A gente tenta, mas é dificil. Uma hora iremos conseguir transformar este espaço em mais uma atração turística de Petrópolis”, disse.

Carlos Eduardo Sixel e Marcelo Florêncio, da TurisPetro, Roy Taylor, do M&E, e José Augusto, de La Petite Galerie de Jouets

Carlos Eduardo Sixel e Marcelo Florêncio, da TurisPetro, Roy Taylor, do M&E, fizeram uma visita ao acervo de José Augusto, de La Petite Galerie de Jouets

José Augusto é fã da Ferrari e tem boa parte do acervo dedicado a equipe. Mas não é só isso. O museu é dividido por áreas e marcas. Tem a área da Fórmula 1, tem a área dos transportes na Inglaterra, tem a área dos táxis, tem a área de marcas automobilísticas, tem a área dos grandes veículos, tem a área histórica e uma sala destinada aos trens que deslizam pelos trilhos de brinquedo. Uma paixão que tem tudo para se tornar um atrativo público.

Tudo começou em 1971. Naquele ano, José Augusto deu início a uma coleção especial. Atualmente, além de adquirir seus próprios carrinhos, o proprietário do acervo recebe presentes do país inteiro. São apaixonados por coleção de carros que dão um cantinho especial às suas peças. José Augusto cuida de tudo ao lado da assistente Samantha, responsável por limpar, consertar e catalogar todas as peças.

O M&E foi lá conferir e revela as fotos do local. Mais informações: [email protected] / 21.99354-3179

GALERIA:

Receba nossas newsletters