Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

10 destinos nacionais para curtir o inverno

O inverno chegou hoje e com ele aquele friozinho que afugenta qualquer turista das praias. Porém, com as férias de julho prestes a começar e a vontade de fazer uma viagem só aumentando, o M&E preparou uma lista com 10 destinos nacionais para curtir durante o período mais frio do ano. Leve agasalho e apronte as malas, veja abaixo os escolhidos (clique nas imagens para ampliá-las):

1 – Gravatá (PE)

GRAVATAConhecida como a Suíça Pernambucana, Gravatá é reconhecida pelas atividades de ecoturismo, como trekking ou seguir trilhas, e pelas temperaturas mais baixas do estado com média de 23°C. O município, de pouco mais de 80 mil habitantes, conta com um roteiro gastronômico variado, que engloba diversos pratos e iguarias da culinária tradicional do estado e da Suíça, com diversos bares, restaurantes, pizzarias ou churrascarias, além de possuir diferentes opções de pousadas e hotéis para os turistas escolherem.

2 – Gramado / Canela (RS)

GRAMADOEm meio a Serra Gaúcha, há pouco mais de duas horas de Porto Alegre, as cidades de Gramado e Canela dispensam comentários. A primeira é sempre mencionada quando o tema é inverno já que conta com um dos festivais sazonais mais famosos do país, que atrai milhares de turistas, que degustam de chocolates, comidas típicas e dos famosos vinhos produzidos nas vinícolas próximas. Os visitantes também aproveitam para conhecer o município vizinho, Canela, que também conta com a paisagem cercada de montanhas da serra. O destino é uma excelente pedida para o inverno, porém, é bom levar agasalho, já que estamos falando de uma da região mais fria do país.

3 – Bento Gonçalves (RS)

BENTO GONÇALVESNovamente a Serra Gaúcha ganha destaque quando o assunto é o frio do inverno. Bento Gonçalves, um pouco mais afastada das cidades de Gramado e Canela, apresenta o roteiro mais extenso e variado os admiradores de vinhos, por ser lar do Vale dos Vinhedos, uma área que abriga diversas vinícolas que apresentam variados tipos da bebida para os visitantes. Além disso, o destino gaúcho oferece ainda um passeio de trem Maria fumaça pela serra, que apresenta aos turistas uma visão mais ampla e paisagista de todo o território. Assim como Gramado e Canela, Bento Gonçalves conta ainda com pousadas e hotéis que aproxima os viajantes do clima de tranquilidade oferecido pelo destino.

4 – Campos do Jordão (SP)

CAMPOS DO JORDÃOLocalizado bem ao extremo da divisa de São Paulo com Minas Gerais, Campos do Jordão não é o destino de milhares de turistas paulistas para o inverno á toa. A cidade oferece diversos parques e praças espalhadas pelo território que dão aos visitantes diferentes opções gastronômicas e de compras ao longo do caminho, nas barraquinhas que cercam os pontos. Além disso, a cidade ganha um outro aspecto de noite, quando os bares ficam cheios de pessoas que curtem a vida noturna da cidade interiorana.

5 – Olímpia (SP)

OLIMPIA - THERMASO interior paulista novamente está muito bem representado com a cidade de Olímpia para as atividades de inverno. O município abriga o parque aquático Thermas dos Laranjais, que alcançou a marca de 4º mais visitado do mundo, em 2016. O local conta com piscinas térmicas que esquentam o clima apesar do frio de bater os dentes do inverno, deixando o visitante relaxado, podendo ainda desfrutar das bebidas servidas nos bares que ficam no centro das piscinas de águas quentes.

6 – Monte Verde (MG)

MONTE VERDEUm pedacinho da Europa na arquitetura, junto com o clima de temperaturas baixas que tornam o inverno uma época do ano muito importante para o destino. Monte Verde, em meio a Serra da Mantiqueira,  é um dos locais mais ecléticos e que oferecem mais opções para os turista, por ter tanto roteiros de aventura, como rafting e trilhas de quadriciclos, passeios rurais cavalgando pelos campos, ou até mesmo curtindo as diversas cervejarias e restaurantes do centro da cidade. O pequeno município, próximo a divisa com São Paulo, é mais um que tem no horizonte as belas vistas cercadas de montanhas verdes que compõem a serra.

7 – Petrópolis (RJ)

PETROPOLISPartindo do vinho para a cerveja. A cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, abriga as cervejarias da Bohemia, Itaipava, entre outras, que abrem as portas para visitações de milhares de turistas ao ano. Além disso, os turistas estarão imersos em uma cidade que oferece uma série de passeios em prédios históricos da cidade, como o Palácio Quitandinha, que já foi um grande cassino na década de 40, diversos museus espalhados pelo município, e mirantes para admirar a vista panorâmica do município.

8 – Curitiba (PR)

CURITIBAA única capital presente nesta lista, Curitiba, no Paraná, é o pacote completo de viagens para o inverno. A cidade oferece todas as facilidades e opções de uma grande metrópole e diferentes pontos e atividades turísticas que tornam o local uma ótima pedida para o inverno, como a viagem do trem turístico que leva os viajantes por um trajeto pela encostas das montanhas na serra paranaense. Além disso, Curitiba tem ainda um diversificado circuito histórico, cultural e gastronômico, ideal para todos os tipos de viajantes.

9 – São Joaquim (SC)

SÃO JOAQUIMQuando você pensava que neve era coisa apenas para os extremos do planeta, eis que surge uma cidade brasileira em que nevar não é tão incomum assim. São Joaquim, no estado de Santa Catarina, muitas vezes é manchete de jornais por ser uma das poucas cidades do Brasil onde pode cair neve durante o inverno. Com esse trunfo em mãos, o município aproveita para se destacar na receptividade para os visitantes, que podem curtir o grande forte da cidade que é o enoturismo, uma atividade voltada para apreciação de vinhos. O clima de São Joaquim, que tem 26 mil habitantes, é ideal para o cultiva de diferentes uvas, tornando o local uma ótima pedida para os sommeliers de plantão, e também para quem busca tranqüilidade e clima interiorano, já que a cidade também é a casa de muitas fazendas e pousadas, que podem ser alugadas pelos visitantes.

10 – Cambará do Sul (RS)

CAMBARA DO SULCompletando a lista, mais um destino do estado que mais atrai visitantes durante o inverno. Cambará do sul, no Rio Grande do Sul, oferece aos visitantes a oportunidade de contemplar os cânions que compõem a paisagem do município, que tem todas as atividades voltadas para o turismo ecológico. Além dos cânions, o destino conta com diversas quedas da água, que podem até ser frias demais para se nadar, especialmente no inverno, mas que ajudam a constituir o ambiente perfeito para os admiradores da fauna e flora, que podem optar por fazerem diversas caminhadas e trilhas disponíveis.

Receba nossas newsletters