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Agências e Operadoras

Abav prepara grande Raio X sobre as agências de viagens; conheça o Big Data

Edmar Bull, presidente da Abav Nacional

Edmar Bull, presidente da Abav Nacional

Quem são, o que fazem, o que vendem, como atuam. Calma, não é mais um meme da internet. Essas são algumas das perguntas que serão respondidas pelo Big Data Abav – grande projeto de pesquisa e recadastramento das agências de viagens associadas à entidade. De acordo com o presidente, Edmar Bull, o grande desafio é criar uma base de dados consistentes e que possa mostrar a real dimensão do setor.

“Gosto muito de números e hoje eles estão no centro de tudo. Os fornecedores nos cobram isso, os órgãos internacionais e o governo”, afirmou Bull. “Iniciamos um teste no ano passado com as empresas dos nossos diretores e com os presidentes estaduais. Os resultados foram muito bons e agora vamos colocar isso para todas as agências”, complementou.

Bull explicou que serão apurados dados como área de atuação (agência, operadora, receptivo); tipo de produtos vendidos (corporativo, lazer e segmentações); número de funcionários; faturamento total do setor; sistemas utilizados e outros. O objetivo, segundo ele, é chegar ao cenário mais real possível e comparou a ação com a pesquisa de vendas trimestral da Abracorp. “Começaremos com este dado anual, mas a ideia é diminuir o intervalo de tempo e tornar isso um hábito e uma referência, como é na Abracorp”, revelou.

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Importância – Para o presidente da Abav esta é um ação essencial para que as agências – por meio da entidade – possam ganhar mais relevância junto a fornecedores e órgãos governamentais. Além disso, o resultado deste censo também ajudará as próprias agências a dimensionar suas ações e nas tomadas de decisão. “Haverá algo que sirva de parâmetro para as agências. Hoje o empresário não como fazer uma comparação com nada, porque não existem dados”, disse.

Bull acredita que, além de fortalecer o setor de agências de viagens, o Big Data vai contribuir para a solução de problemas comuns. “Vamos apresentar os primeiros dados em março, mas teremos um panorama completo no segundo semestre”, contou.

“Haverá algo que sirva de parâmetro para as agências. Hoje o empresário não como fazer uma comparação com nada, porque não existem dados”

Como será feito – A Abav Nacional está enviando o formulário às estaduais e às congêneres (Aviesp, Avirrp, Braztoa, Abracorp, Belta e Bito), que por suas vez tem como missão fazer chegar às associadas. As respostas serão compiladas para que os resultados sejam divulgados no segundo semestre. O questionário tem 50 perguntas, é respondido online e os dados individuais não serão repassados a terceiros. “Temos um questionário inicial, mas aos poucos serão feitas novas pesquisas para mostrar mais aspectos da nossa atividade”, adiantou.

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