Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Abav-SP discute tendências e oportunidades para 2018; fotos

Lúcio Oliveira, da Capacitar, Paulo Henrique Pires, da Localiza, Caroline Putnoki, da Atout France, Gervásio Tanabe, da Abracorp, e Edmilson Romão, da Abav-SP

Lúcio Oliveira, da Capacitar, Paulo Henrique Pires, da Localiza, Caroline Putnoki, da Atout France, Gervásio Tanabe, da Abracorp, e Edmilson Romão, da Abav-SP

O ano de 2017 está chegando ao fim. O último mês do ano teve início e com ele o planejamento para 2018. Para contribuir com as agências de viagens neste processo, a Abav-SP discutiu, no seu 69º Fórum Executivo, as “Tendências e Expectativas para o Turismo em 2018” e teve como convidados Caroline Putnoki, do Atout France, Paulo Henrique, da Localiza Hertz, Gervásio Tanabe, da Abracorp, e como mediador, Lucio Oliveira, da Capacitar.

Oliveira traçou um panorama para o próximo ano e foi enfático ao dizer que para o empreendedor, especialmente do mercado de Turismo, é necessário estar preparado para as mudanças. Segundo ele, uma das poucas certezas do nosso setor é que as transformações que aconteceram ao longo dos últimos anos continuarão.

Sobre as tendências, o palestrante destacou o cenário positivo para o próximo ano, com uma previsão de crescimento do PIB de 2,5% e de uma inflação de apenas 4% no ano. Além disso, analistas apontam para uma taxa Selic de 7% até o final de 2018 e um dólar a R$ 3,30. “A viagem entrou no consumo dos brasileiros e o setor seguirá crescendo”, disse.

Entre as oportunidades, ele falou sobre um crescimento projetado de 15% para o setor e um acréscimo de 20% na oferta de assentos nos voos domésticos e internacionais. No entanto, ele citou também algumas ameaças, como o cenário político com as eleições.

ATOUT FRANCE
Entre os convidados, a primeira a falar foi Caroline Putnoki, diretora do Atout France para a América do Sul. Ela falou sobre o bom momento vivido pela França, com um crescimento de 30% no número de brasileiros neste ano e uma expectativa de incremento semelhante para o próximo ano. Sobre as tendências, a executiva reiterou um trabalho que o órgão oficial de promoção da França tem feito nos últimos anos: segmentação. “Trabalhamos muito com marketing de nicho, pois conseguimos colocar muito mais valor agregado. Temos o enoturismo, o Mice, o turismo espiritual e os grandes eventos esportivos”, destacou.

LOCALIZA
O diretor de Vendas da Localiza Hertz, Paulo Henrique Pires, destacou o avanço da empresa neste ano, com a aliança com a Hertz e um incremento de 31% no faturamento. Ele credita isso a três pilares: tecnologia, atendimento e fidelização. Segundo o executivo, isso resulta em uma taxa de satisfação acima de 80%. “Temos uma preocupação grande em ter um time voltado para atender bem o cliente. Esta é a nossa missão e por isso conseguimos ser admirados”, explicou.

Pires lembrou sobre as inovações da locadora, como o desenvolvimento de um aplicativo para facilitar o atendimento, retirada e entrega do veículo, a introdução de novos modelos e a nova sede em Belo Horizonte.

CORPORATIVO
A visão do mercado corporativo foi passada pelo diretor-executivo da Abracorp, Gervásio Tanabe. Entre os seus destaques, ele falou sobre a necessidade das empresas em adotar uma governança corporativa e em valorizar a consultoria de uma agência de viagens, cobrando por isso. “Temos que valorizar o atendimento e ter o foco no executivo que viaja mais do que na empresa, pois ele é o nosso verdadeiro cliente”, concluiu.

Edmilson Romão, presidente da Abav-SP

Edmilson Romão, presidente da Abav-SP

NOVIDADES DA ABAV-SP
Na sua introdução, o presidente da Abav-SP, Edmilson Romão, falou de algumas novidades que pretende introduzir na entidade em 2018. Ele citou duas ações para este início de gestão. Uma delas é a criação de uma ouvidoria e o lançamento da Abav-SP School, uma reformulação dos cursos já oferecidos pela entidade. “Focaremos muito no online e com técnicas de vendas e tendo como alvo os donos das agências”, disse.

 

FOTOS: Eric Ribeiro

Veja abaixo as fotos do evento:

Receba nossas newsletters