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Agências e Operadoras

Airmet garante força comercial e melhores acordos para agentes

 

Thaís Aquino, diretora Comercial da Airmet para o Brasil

Thaís Aquino, diretora Comercial da Airmet para o Brasil

Imagine ter o poder de negociar com os fornecedores com a mesma força das grandes empresas do Turismo, a exemplo da Flytour e CVC? E, além de acordos melhores, com maior comissionamentos, conseguir ainda mais vantagens para os passageiros de forma a oferecer produtos mais completos e competitivos, porém com tarifas tão atraentes quanto as dos concorrentes?

Esta é a aposta da Airmet, uma central de negócios para agências de viagens que visa chegar aos melhores acordos e parcerias entre agentes e fornecedores. No Brasil desde maio de 2016, a empresa atua como uma intermediária entre agentes e fornecedores de todo o setor. Segundo a diretora Comercial da Airmet, Thais de Aquino, a ideia é criar uma força de negócio para as agências.

“Viemos para trazer soluções. Não apenas acordos comerciais baseados em maior comissionamento para os profissionais. Queremos oferecer mais que tarifas competitivas e produtos de alta qualidade com bons serviços. Temos buscado cada vez mais trazer gestão para que os agentes se preocupem apenas em vender”, explica a diretora que está no mercado há 16 anos.

Thaís ainda enfatiza que muitas agências de pequeno e médio porte não têm pessoas para fazer relacionamento com o fornecedor ou uma pessoa que busque melhores acordos comerciais. “Muitas agências são formadas por só colaborador, que trabalha home office e não consegue tempo ou não tem força comercial para negociar com os fornecedores. É aí que eu entro. Eu faço a gestão do negócio para o grupo”.

A fim de melhor atender os profissionais, a Airmet – que surgiu na Espanha e teve sua primeira passagem no Brasil ente 2009 e 2014 – montou um Conselho com os agentes no Brasil a fim de compreender as demandas e criar produtos que supram as necessidades dos profissionais. Assim, a empresa criou um modelo desenvolvido especificamente para o mercado brasileiro.

VANTAGENS PARA OS AGENTES

Com um valor pago mensalmente, o modelo da Airmet Brasil garante melhores condições comerciais e de atendimento, novas experiências para o passageiro e ganho de vantagem competitiva. “Com a Airmet, todo agente recebe entre 1 e 2% a mais de comissionamento, produtos com custo menor, mais rentabilidade, além de ofertas diferenciadas e, principalmente, produtos que oferecem um diferencial para o passageiros e para o agente, como upgrades garantidos em hotéis, canal de atendimento exclusivo e até preços de apólices de seguros melhores”, completa Thais.

Entre os fornecedores, a executiva cita dois exemplos extremamente benéficos aos agentes. “Com a força do grupo conseguimos negociar uma apólice por 1/3 do valor com a ZTSeguros. Essa seguradora cobre erros dos agentes de viagens, como no caso emissão de bilhete em data ou nome errado e até ações movidas por clientes insatisfeitos que tiveram algum problema durante viagem”, enfatiza.

Segundo a diretora, o principal objetivo é mostrar ao passageiro que o pequeno percentual que ele paga a mais em comparação com uma OTA vale a pena. “O passageiro tem que saber que está pagando por um diferencial que ele não encontra na internet. Que está pagando pelo sossego, assistência, suporte e assessoria”.

A fim de incentivar a troca de experiência entre os profissionais e oferecer uma constante assessoria, os agentes filiados também são incluídos em um grupo de whats app.

E PARA O FORNECEDOR? POR QUE FAZER PARTE?

Quem cita as vantagens não é a diretora da Airmet, e sim Amanda de Rousset, da Trend. Para a gerente de Lazer da Operadora uma das principais vantagens é a capilaridade que a operadora atinge. “Sempre que as agências se juntam o mercado fica mais forte. Como elas são nosso principal canal de vendas, queremos sempre apoiá-las. Quanto mais força as agências tiverem, melhores serão as condições de negociações. Com isso, os agentes conseguem combater os concorrentes. Já para a Trend, a principal vantagem é a capilaridade. Quanto mais os agentes venderem os produtos da Trend com vantagens exclusivas para a Airmet, melhores ficam os acordos”, pontua. Aquino complementa: “O pensamento coletivo faz com que o grupo de prioridade para estes fornecedores”.

A ESCOLHA É DO AGENTE – Entre as vantagens para os profissionais, Thais ainda lembra que o cadastro na Airmet não pede fidelidade, ou seja, caso a agência não esteja satisfeita ela pode sair no momento que quiser. E se desejar retornar a fazer parte do grupo, o canal continua aberto. Outra questão é que a Airmet não visa limitar a atuação dos profissionais. Embora a empresa encoraje as agências a trabalhar com os fornecedores da Airmet, os agentes são livres para comercializar com quem desejar.

“Às vezes o agente vai ter que fechar com um fornecedor diferente para garantir a venda. Mas é importante comercializar os nossos fornecedores para garantir acordos sempre melhores e para a parceria ser benéfica para ambos os lados”, destaca Aquino, que afirma que o objetivo da empresa é oferecer pelo menos dois fornecedores de cada setor a fim de dar mais opções aos profissionais.

COMO PARTICIPAR?

Para aderir à Airmet é necessário ter CNPJ e cadastro no Cadastur. Além de pagar a mensalidade que atualmente custa R$ 150.

Na lista de fornecedores, a Airmet conta, hoje, com 21 nacionais e 5 internacionais, entre eles estão: MMTGapnet, Trend, Ancoradouro, Vital Card, Euro Plus, Expedia Taap, Hertz, Beds Online, Dollar, Sanchat Tours, Atlantica, consolidador.com, Flytour Viagens, TBO Holidays, Lusanova, Thrifty, Agaxtur, Velle, JVS, Transitcar, TZseguros e Consegtur. “Não apenas operadoras fazem parte do nosso portfólio. Contamos ainda com empresas de soluções, tecnologia, locadoras, grupos hoteleiros e mais”, completa.

Com um total de 100 agências cadastradas, Thaís afirma que a Airmet visa chegar a 150 filiados até o final do ano. Embora sua meta pessoal seja dobrar este número.

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