Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Brasil é um país empreendedor, mas não inovador

Benício Filho

Benício Filho

Na palestra de Benício Filho, da Palestras & Conteúdo, ele falou do Mindset. Segundo ele, há a necessidade de se transformar o pensamento para olhar o mundo e não só o turismo. De acordo com ele, a bagagem que levamos e nosso conhecimento podem não ser suficientes para nos levar ao futuro. “Nosso legado nos trouxe até aqui, mas não garante que nos leve a frente”, declarou.

Segundo o palestrante, o Brasil é uma das nações mais empreendedores do planeta, por necessidade, mas não é inovador, por medo de arriscar. “Os negócios estão mundando e precisamos perceber essas mudanças para avançar. Vivemos não apenas em uma era de mudança, uma mudança de era, na verdade. O ter não é mais o foco. O turismo tem uma ativo que nenhum outro tem, a experiência. Precisamos usar a tecnologia ao nosso favor para conseguir acompanhar esse novo consumidor”, disse.

Pensando nesse cenário, as startups são hoje as principais “concorrentes” das empresas tradicionais do mercado. “Essas empresas pensam diferente, resolvem problemas, inovam na experiência, entendem a nova era e focam no usuário. Olham setor de fora, veem os gargalos e criam novas soluções. Quando eu não entendo o meu consumidor, eu perco meu mercado”, explicou.

Como exemplo, Benício citou a Uber. “O Uber não criou nada, ele solucionou um problema que já existia de uma forma diferente. Quem usa Uber nunca usou Taxi antes, não é o mesmo cliente. Não esta acabando com mercado e sim criando um novo”, declarou e ainda citou outras como o Airbnb, a Netflix, o Waze e o Spotify.

Segundo sua análise, a maioria das atuais empresas segue a forma organizacional do exército, com um líder e que todos trabalham para manter esse status quo dele, o cliente é o seu inimigo. A lógica delas é construir produtos e quando o problema aparece se tenta resolver.

O modelo novo de empresa são as startups, que tem a lógica da sustentabilidade, ou entende seu cliente ou não existe. “O cliente é seu amigo. Eles pensam em inovação para resolver problema das pessoas. Elas produzem o que o mercado precisa, ouvindo os clientes”, analisou.

Concluindo sua apresentação, Benício disse: “Desafio é o turismo se transformar junto com o consumidor. Olhar um propósito com intuito de impactar o mundo. Ser original, diferente, inovador. Parar de vender produto e vender emoção”, finalizou.

Receba nossas newsletters