Magda Nassar, da Braztoa, e Benício Filho, da Palestras & Conteúdo, fizeram uma apresentação para os associados sobre todas as ações da entidade desse ano. Entre os destaques estava o resultado dos Encontros Comerciais Braztoa no Rio de Janeiro, que neste ano foi um sucesso e já está confirmada a troca de local para atender a demanda, e de Porto Alegre, que teve uma edição de qualidade em 2017 e teve sua parceria com a Ugart renovada para o próximo ano.
O Terceiro ano da Experiência Braztoa também foi lembrado. O evento deste ano passou por quatro destinos e capacitou mais de mil agentes. E dentro desse evento teve em paralelo a apresentação de startups que possuem projetos para o turismo. A ideia da projeto é avaliar o mercado e desenvolver soluções para problemas já existentes.
Para Magda e Benício, o turismo tem a capacidade de transformar, da educação a geração de valores trabalhando forte o quesito da sustentabilidade. “É uma oportunidade maravilhosa de entender o consumidor”, disse o palestrante.
Outras ações lembradas foram a parceria com a Abav, com a WTM-LA, o Prêmio de Sustentabilidade e as ações com entidades e governos para a manutenção do setor, desde o IRRF até mais recente o ICMS.
CRÍTICAS
Não só de alegrias vive a Braztoa. Apesar de seus projetos e ações que movimentam todo o mercado de turismo e ajudam os associados e a cadeia, muitas das ideias não seguem adiante. Como é o caso do Trip Protector. Segundo Magda, o seguro criado foi cancelado neste ano por falta de adesão. “Os operadores estavam participando, mas os agentes não vendiam. Perda nossa. Era um seguro muito completo, mas não temos mais a clausula de quebra (falência)”, lamentou.
Outro projeto da Braztoa que pode ser cancelado é o Passaporte Braztoa. Um programa de sucesso, mas que tem pouco engajamento dos operadores. “Neste ano tivemos 4 mil agentes inscritos, números maravilhosos, mas falta engajamento dos associados, que não divulgam e não validam as vendas. Esse ano tivemos muitos problemas e por isso será repensado”, antecipou.