Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Braztoa: mercado não muda com aquisição da Trend pela CVC

Magda Nassar, presidente da Braztoa

Magda Nassar, presidente da Braztoa

Quando duas empresas do mesmo segmento se unem, um dos maiores temores de qualquer mercado é a diminuição da concorrência. Com a notícia da compra de 90% do Grupo Trend pela CVC – anunciada na noite desta quarta-feira (03) – não foi diferente. Ambas atuam com a operação de pacotes e venda de diversos produtos via agências de viagens. No entanto, para a presidente da Braztoa, Magda Nassar, não devem ocorrer grandes mudanças na lógica do mercado.

Ela lembrou que a CVC já vem adquirindo outras empresas há algum tempo, como foram os casos da RexturAdvance e da Experimento Intercâmbio e que elas continuam atuando de forma independente. “A CVC quer se fortalecer e valorizar as suas ações. É uma empresa de porte, de capital aberto e transparente, portanto, não muda muito”, acredita.

Por outro lado, a dirigente destaca que a competitividade pode ser afetada, uma vez que – juntas – as duas operadoras têm um poder de compra maior do que as concorrentes. “Quem compra melhor, acaba vendendo melhor, por isso pode ser bom para o consumidor. Para os concorrentes, nem tanto”, admitiu.

TENDÊNCIA
Para Magda Nassar, este movimento de aquisições estão transformando o mercado. Ela citou outros negócios como a compra da MMT pelo Grupo Flytour e a abertura de capital de outras empresas do setor como uma tendência à transparência e profissionalismo. A dirigente acredita que o mercado de Turismo terá, no futuro, grandes empresas e as menores especializadas em nichos.

“Já vimos esta história em outros países e em outros mercados como um movimento de sucesso. No Brasil, a CVC se firma como pioneira, mas acredito que o Turismo terá um mix de empresas de grande porte, que se juntaram a outras ou se fortaleceram, e as ‘boutiques’ especializadas”, finalizou.

Receba nossas newsletters