Cerca de 250 agentes de viagens estiveram presentes nesta quarta-feira (20) no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR) para participar da primeira edição de 2018 do Experiência Braztoa, destinada ao Sul do país. A região representa 13% do faturamento anual da Braztoa, o equivalente a R$1,53 bilhão em 2017.
O evento itinerante chega ao seu quarto ano consecutivo apostando na fórmula que o consagrou, com a apresentação de atrativos e experiências dos produtos e destinos turísticos em um formato lúdico e interativo.
“É um evento que para nós já é muito consolidado e aprovado. Nenhuma outra associação consegue fazer um evento itinerante desta forma. Para os operadores é importante vender, mas a nossa identidade não é só vender, nós também temos este conceito de transmitir o conhecimento para que o agente se torne um curador do destino”, destaca a presidente da Braztoa, Magda Nassar.
Experiência Braztoa
Durante todo o dia, os participantes participaram de treinamentos, rodadas de negócios, experiências sensoriais e gastronômicas, além de assistirem a uma palestra inspiradora com o consultor Benicio Filho. Entre parceiros, agentes e operadores o evento reuniu mais de 400 pessoas.
Além de associados da entidade, esta edição do Experiência Braztoa conta com a participação dos estados de Belo Horizonte, Rio Grande do Norte, Amazonas e Alagoas, além do Ministério do Turismo, que apostou no potencial turístico da gastronomia brasileira, com a presença do renomado chef Alcindo Queiroz.
Os patrocinadores do evento, Promperu, órgão oficial de promoção do Turismo do Peru, e o Ministério do Turismo de Israel trouxeram um pouco dos atrativos dos países por meio da gastronomia e da tecnologia.
Já o Parque Tecnológico de Itaipu, sede do evento, apresentou uma capacitação para os agentes de viagens e promoveu o potencial turístico do local. Os profissionais ainda tiveram a oportunidade de realizar um tour pelo complexo, seguido de um coquetel no Porto Kattamaram.
O Experiência Braztoa marca o retorno da entidade a Foz do Iguaçu, palco do Prêmio de Sustentabilidade Braztoa e da convecção da entidade em 2017, local que de acordo com Magda serve de espelho para o turismo do país.
“A gente veio para Foz e eles nos convidaram para voltar e ficamos muito felizes pois é um destino que que serve de exemplo. Itaipu construiu um produto turístico, e é isso que falta, a criação de produtos. O turismo precisa se reinventar, e Foz é um lugar que se reinventa constantemente”, salienta Magda.
Próximas edições
Depois do Sul, o Experiêcia Braztoa segue para as regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste, nos dias 27 de junho, 31 de julho e 15 de agosto.
Experiência Norte – Manaus (AM) : 27 de junho – Centro de Convenções Vasco Vasques
Experiência Nordeste – Maceió (AL) : 31 de julho – Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso
Experiência Centro-Oeste – Brasília (DF) : 15 de agosto – Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC) – Centro de Eventos
Confira as fotos do evento
Fotos: Eric Ribeiro