Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Fotos

Freelancers e cláusulas contratuais dominam Fórum Executivo da Abav-SP; saiba mais

Na home, o presidente da Abav-SP, Marcos Balsamão. Aqui, ele com o presidente da Abav Nacional, Edmar Bull, e o diretor-executivo da Abav-SP, Renato Melo

Na home, o presidente da Abav-SP, Marcos Balsamão. Aqui, ele com o presidente da Abav Nacional, Edmar Bull, e o diretor-executivo da Abav-SP, Renato Melo

Na manhã desta terça-feira (19), a Abav São Paulo realizou o seu 62º Fórum Executivo. O evento teve como tema “Presidente por um dia” e os participantes puderam sugerir soluções para problemas e conflitos que convivem com o cotidiano dos agentes de viagens. Os principais temas abordados foram a atuação dos freelancers e cláusulas abusivas em contratos com fornecedores.

O presidente da entidade, Marcos Balsamão, abriu o encontro reiterando as responsabilidades e limitações da entidade. Ele lembrou que existem muitas oportunidades de atuação e que a Abav-SP tem procurado se aproximar e atender as necessidades dos associados. “É necessário entender que em certas situações, como questões comerciais, por exemplo, nós não podemos intervir”, explicou.

O debate foi mediado pelo diretor-executivo da Abracorp, Gervásio Tanabe, que usou a sua experiência em companhias aéreas para exemplificar a importância deste encontro. “O grande ganho que podemos ter como associações é a união dos esforços. Nos 24 anos que trabalhei em empresas aéreas, víamos os agentes de viagens muito desunidos. O positivo das atuais gestões da Abav-SP e da Abav Nacional é que elas têm esta percepção”, explicou.

O debate foi marcado por duas reclamações. A primeira é a atuação dos agentes de viagens freelancers. Eles não pagam tributos e não contam com funcionários, mesmo assim, têm apoio de alguns fornecedores. A segunda reclamação foi sobre cláusulas abusivas em contratos com fornecedores, especificamente com operadoras. “Os freelancers não existem no nosso estatuto e, assim como na questão dos contratos, não podemos intervir em questões comerciais das empresas”, esclareceu Balsamão.

Veja abaixo as fotos do evento:

Receba nossas newsletters