Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Inscrições abertas no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

Magda Nassar, presidente da Braztoa

Magda Nassar, presidente da Braztoa

A Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa) está com inscrições abertas na edição 2018/2019 do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. As iniciativas podem ser inscritas até o dia 31 de agosto no site da Braztoa. O anúncio dos finalistas acontecerá em 28 de setembro e a cerimônia de premiação será em 26 de outubro, em Ilhabela, no litoral Norte de São Paulo, Destino Anfitrião da Convenção Braztoa 2018. A Gol Linhas Aéreas Inteligentes é a Transportadora Oficial do evento.

Criado em 2012, o Prêmio já tem mais de 270 projetos cadastrados e 61 iniciativas premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil, escolhidas por um júri especializado formado por representantes das principais instituições relacionadas ao turismo sustentável no Brasil e no mundo como USP, UNB, Ministério do Turismo, Rainforest Alliance, OMT, ONU Meio Ambiente, entre outros. Todas as iniciativas premiadas podem ser encontradas no site

“O nosso objetivo principal com o prêmio é trazer à luz não só às boas práticas do turismo sustentável, mas também estimular a cadeia do turismo nacional a agir de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável. Com isso incentivamos a indústria a oferecer produtos e serviços sustentáveis, multiplicando essas iniciativas de sucesso”, afirma Magda Nassar, presidente da Braztoa.

Confira as categorias

  • Associados Braztoa: Operadoras de turismo, representantes, colaboradores e convidados;
  • Agências de Viagem: Empresas que comercializam produtos e serviços turísticos diretamente para o cliente final;
  • Meios de Hospedagem & Resorts: Hotéis, resorts, hotéis fazenda, cama & café, pousadas, flats, entre outros (Ex.: albergues e campings);
  • Parceiros do Turismo: Abrangem operadoras de turismo não associadas à Braztoa, companhias aéreas, locadoras de veículos, fundações, associações e organizações do terceiro setor, bem como as instituições governamentais, entre outros;
  • Projetos Inovadores: Projetos submetidos por grupos de alunos representando instituições de ensino técnico e superior.
  • A iniciativa melhor avaliada entre todas as categorias (com exceção de Projetos Inovadores) terá uma premiação adicional, o troféu PRÊMIO TOP SUSTENTABILIDADE.
  • Os projetos inscritos são avaliados com base nos seguintes critérios:
  • Aspectos gerais e resumo da iniciativa;
  • Ações realizadas e resultados sociais;
  • Ambientais e econômicos;
  • Relevância para o negócio e Turismo Sustentável;
  • Inovação;
  • Abrangência e replicabilidade/continuidade.

Sobre a premiação

Serão indicados três projetos por categoria, que passarão pela fase final de avaliação, quando ocorre a dinâmica de escolha dos jurados e a consolidação dos cases pela Consultoria Eccaplan.O corpo de jurados, formado por renomes do turismo sustentável no Brasil e no Mundo, será anunciado logo mais.

Será eleito um único vencedor por categoria, que ganhará um troféu. A iniciativa que mais se destacar entre todas as categorias, também será ganhadora do troféu PRÊMIO TOP SUSTENTABILIDADE.O júri também poderá destacar uma iniciativa não vencedora, fazendo uma menção honrosa. Além disso, os jurados ou a Braztoa poderão indicar uma iniciativa internacional para também receber uma menção honrosa.

Para completar, a Braztoa promove a divulgação dessas iniciativas premiadas no Anuário Braztoa onde dá visibilidade aos vencedores do Prêmio e mostra detalhes das suas ações, para que elas sirvam de exemplo para outros e sejam replicadas.

Receba nossas newsletters