Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Juarez Cintra passa comando da Ancoradouro para o filho; veja depoimentos

Juarez Cintra Neto substitui o pai na presidência do Grupo Ancoradouro

Juarez Cintra Neto substitui o pai na presidência do Grupo Ancoradouro

A partir desta terça-feira (02), a Ancoradouro entra em uma nova fase. Juarez Cintra Filho passa o comando da empresa para seu filho Juarez Cintra Neto – que até então ocupava a vice-presidência, cargo assumido agora por Cássio Oliveira. Segundo Juarez Filho, seu filho já era o presidente na prática, mas juridicamente esta é a data oficial da troca de responsabilidades. Com isso, ele agora se afasta do dia a dia da operadora e estará mais focado atuando como coaching e conselheiro do novo presidente, além de assumir um conselho que será criado em breve.

Juarez Filho deixou claro que a partir de agora todas as decisões do grupo serão feitas por Juarez Neto e Cássio Oliveira. “Chegou a hora de todo mundo conhecer o que o Ju fez e está fazendo pela empresa. Pois ele é responsável por muito da nossa evolução nos últimos anos”, revelou orgulhoso quando anunciou a novidade em abril.

Trajetória – A carreira de Juarez Cintra Filho no Turismo teve início em 1978, quando adquiriu a participação societária na Vereda Turismo, em Campinas. Já foi vice-presidente da Abav Nacional, teve dois mandatos de presidente da Abav-SP e, antes disso, foi vice-presidente da entidade, nas gestões de Tasso Gadzanis e de Leonel Rossi. Em 1988, Juarez Cintra fundou a Ancoradouro Turismo.

Atualmente, o Grupo fica baseado em Campinas e reúne a Ancoradouro Consolidadora, que figura entre as cinco maiores do país, e a Ancoradouro Operadora, que está entre as dez maiores. Atende exclusivamente cerca de 2,5 mil agências de viagens por meio da matriz e das filiais em Ribeirão Preto, Bauru, São José dos Campos, São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória, além de escritórios de representações em Curitiba e Porto Alegre.

O Grupo conta ainda com a E-Fácil Plus, com a Invicta Viagens e Incentivos, com a BLUE (lojas da Azul Viagens em Campinas) e com a Incorporação Imobiliária: The One, Cambui Square e Vila Florida.

Para homenagear todos os anos que esteve a frente da Ancoradouro, o MERCADO & EVENTOS ouviu alguns de seus colaboradores, parceiros e amigos sobre a trajetória e legado que Juarez Cintra Filho deixa para o Turismo:

Juarez Cintra Neto, presidente do Grupo Ancoradouro

Juarez Filho continuará ativo, mas agora no comando do Conselho do Grupo Ancoradouro

Juarez Filho continuará ativo, mas agora no comando do Conselho do Grupo Ancoradouro

“Tudo que sei aprendi com meu pai”. É assim que Juarez Neto fala de seu pai, que a partir de hoje entrega o comando da empresa para seu sucessor e filho. “Trabalho na empresa há 23 anos, desde os 16. Meu pai sempre me apoiou e me ajudou em tudo nessa trajetória. Esses dois últimos anos foram fundamentais para a transição da presidência”, comentou.

Para Neto, seu pai sempre foi um exemplo e a convivência diária na empresa , sua passagem por todos os setores, além da ajuda dos funcionários, fizeram com que esse momento de mudança fosse natural. “Podemos dizer que muda, mas não muito já que estamos todos alinhados. Temos uma equipe que cresceu comigo na empresa e a união de todos é algo que prezamos muito. Sei que meu pai confia em mim e em todos aqui para continuar seu legado”, disse.

O executivo disse ainda: “Desde que me conheço por gente, a Ancoradouro existe, ela faz parte da minha vida. Nasci respirando turismo e sinto um prazer enorme no que faço. Estamos todos engajados para essa nova fase”, finalizou.

Claudia Andries, secretária de Diretoria
Admiração. É com essa palavra que Claudia define bem os quase 50 anos em que conhece Juarez Filho. Ela trabalha na Ancoradouro há 15 anos, mas o conhece desde a época de adolescente. “Acompanho sua trajetória muito antes da operadora e minha admiração por ele é muito grande, tanto seu lado profissional quanto o pessoal”, declarou.

Durante todo esse tempo trabalhando juntos, Claudia faz questão de sempre dizer que tudo que aprende com Juarez leva como lição para a vida. “Tenho um chefe que admiro muito e que me impressiona com sua paixão por tudo o que faz. Ele administra a empresa, seus funcionários, os problemas e sua vida pessoal sempre com atitudes positivas”, comentou.

Para Claudia, essas ações motivam as pessoas a seu redor. E apesar de considerá-lo um chefe exigente, ele também é muito justo e sempre pensa no melhor para a empresa e os funcionários. “Tenho muito orgulho em fazer parte dessa família que é a Ancoradouro”, disse.

Sobre a transição da presidência de pai para filho, ela acredita que será tudo muito natural e tranquilo, uma vez que os dois estão alinhados e possuem a mesma paixão pelo que fazem. “Apesar de terem temperamentos diferentes, são muito parecidos e me impressiona a sintonia dos dois. Juarez Neto é um jovem promissor com um futuro brilhante na empresa”, finalizou.

Márcia Novaes, gerente de Operações da Operadora
Há 14 anos no Grupo, Márcia Novaes descreve o trabalho com Juarez Filho como muito gratificante. Segunda ela, características como dinamismo, visão de mercado e coração enorme fazem do atual presidente uma inspiração profissional. “Aprendi a tratar o mercado com muito respeito graças ao Juarez Filho. Ele nos ensinou que todos os processos, desde o relacionamento com o cliente, até as negociações com os fornecedores, devem ser transparentes”, disse.

Com relação à chegada de Juarez Neto na presidência, Novaes acredita que será uma transição muito equilibrada. “Estou otimista, as mudanças são sempre boas. Tanto pai quanto filho estão super alinhados, acredito que seguiremos com os mesmos valores que nos trouxeram até aqui”, afirmou.

Roberto Garbin, diretor de Vendas da Consolidadora
Roberto Garbin completa 15 anos de Ancoradouro em novembro. Tanto tempo de empresa permitiu que ele conhecesse Juarez Cintra Filho de perto. “O Juarez é um ícone dentro da Ancoradouro, ele chegou tão longe trabalhando muito. Uma pessoa ética e que sempre esteve envolvida no dia a dia de todas as operações”, afirmou.

O diretor ainda disse que uma das suas grandes admirações pelo atual presidente é por conta da sua organização exemplar. Além disso, a experiência e visão de mercado de Juarez Filho são aprendizados diários.

No que diz respeito ao futuro presidente, Juarez Neto, Garbin é categórico: “O Neto é muito focado e foi preparado para assumir este cargo. Ele traz uma mistura de bagagem aprendida com o pai e características pessoais. Tenho certeza que terá muito sucesso”, finalizou.

Robson Camargo, diretor de Operações da Consolidadora
Com 15 de empresa, o diretor de Operações, Robson Camargo, define em uma palavra toda a trajetória de Juarez Cintra Filho no Grupo Ancoradouro: inspiração. “Tenho contato diário com ele, sei que todo seu legado incentivará a nova trajetória da empresa”, afirmou.

Sobre a mudança de liderança, Robson acredita que a entrada Juarez Cintra Neto trará uma nova visão para o grupo. “A nova fase será a soma de toda experiência do pai com a força e inovação do filho”, ressaltou.

Outra singularidade da empresa é o encorajamento aos funcionários. “Notamos um investimento diário nos profissionais para que eles trabalhem estimulados e focados para o crescimento pessoal e da empresa”, complementou.

Ricardo Amaral, da R11 Travel – distribuidor exclusivo da Royal Caribbean no Brasil
Ricardo Amaral conhece Juarez Cintra Filho há mais de 25 anos. Primeiro ele teve a oportunidade de conhecer o lado profissional e, mais tarde, como parte da família, já que ele é genro do executivo. “Acompanho há anos o trabalho incrível que ele fez para colocar a empresa onde está hoje. Sempre muito preocupado com a sucessão dos negócios, porque chegar ao sucesso não é fácil, mas se manter nessa posição exige habilidade. Coisa que ele tem de sobra, assim como seu filho”, disse.

Segundo Amaral, Juarez Filho sempre preparou sua empresa para ela se perpetuar. Parte disso foi inserir Juarez Neto no contexto para sua liderança de forma gradual. “Hoje essa transição será natural e inquestionável. Juarez Neto esta mais do que pronto para assumir este desafio”, declarou. Para ele, Juarez Neto é a pessoa certa para continuar levando a Ancoradouro no caminho do sucesso. “Desejo muita boa sorte a eles porque o preparo já existe”, finalizou.

Klaus Kühnast, sócio da BekUp
Para Klaus Kühnast, Juarez Filho é mais que um amigo, quase um irmão. “Tivemos várias experiências juntos, tanto pessoais quanto profissionais”, disse. Segundo ele, passar a presidência para o filho é a certeza da manutenção do sucesso de tantos anos. “Conheço o Juarez há mais de 20 anos e sei que seus passos são dados com muito trabalho, tranquilidade e sabedoria”, disse.

Klaus afirmou que Juarez Filho sabe tratar seus clientes, fornecedores e funcionários como poucos, sempre com muito respeito e conseguindo o comprometimento de cada um. “Nos negócios, a conversa sempre foi muito séria e correta, negociações duras mas sempre muito boas para os dois lados. Ele sempre soube escolher muito bem sua equipe, por isso o crescimento da empresa sempre foi constante”, comentou.

“Desejo ao meu irmão Juarez que Deus continue abençoando ele nos negócios e família. Ao meu querido Ju, que continue o legado que já está no seu sangue”, declarou.

Antonio Américo, diretor Comercial da Azul
Para o executivo da Azul, Juarez Filho sempre foi um grande amigo, desde os tempos em que atuava na Varig. “Respeito muito ele por seu caráter e valores. Sou muito orgulhoso em tê-lo como amigo e, profissionalmente, o admiro muito. Em especial pelo apoio que deu à Azul quando chegamos à Campinas”, disse.

Segundo Américo, a Ancoradouro sempre foi parceira da companhia e contou que aconteceu na operadora a primeira reunião da Azul com os agentes de viagens. “Desde então, a Ancoradouro tem sido a nossa maior distribuidora da região. E Juarez Filho foi fundamental para a trajetória de sucesso da companhia nesses oito anos”, comentou.

O diretor revela sua admiração pelo amigo agradecendo-o pelos anos de convivência e profissionalismo. “Sua ética e respeito são admiráveis e tenho certeza que sei filho continuará trilhando conquistas frente a empresa. Desejo muito sucesso aos dois”, finalizou.

Fernando Santos, presidente da Aviesp
Juarez Cintra Filho teve presença marcante nas associações do setor. Além de presidente da Abav São Paulo por dois mandatos e vice-presidente da Abav Nacional, ele foi um dos fundadores da Aviesp – que representa as agências do interior paulista, região que tem um dos seus símbolos na Ancoradouro. Para o atual presidente da Aviesp, Fernando Santos, Cintra é um desbravador da região e contribuiu muito para que este mercado se tornasse um dos mais fortes do país.

“Ele é um desbravador do interior de São Paulo, pois quando começou os agentes de viagens tinham uma dificuldade enorme em conseguir crédito. Ele deu condições de igualdade às pequenas agências, pois elas puderam começar a vender passagens aéreas e concorrer com as grandes que tinham Iata”, contou. “Ele sempre foi muito próximo dos agentes e tem uma contribuição grande na capacitação destes profissionais no interior. Podemos afirmar que o Juarez Cintra ensinou o interior a vender passagens”, complementou.

(Com colaboração de Anderson Masetto, Giovana Alves e Kristhiany Teixeira e fotos de Eric Ribeiro)

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.